Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13297
Título: Introdução à teoria dos números e dos números primos
Autor(es): Lopes, Maria Aparecida
Palavras-chave: Números primos
Equações diofantinas
Teoria dos números
Data do documento: 27-Mar-2012
Resumo: A teoria dos números é a ciência na qual se estudam propriedades e relações entre os números. Esta é uma área da matemática muito antiga, cujo desenvolvimento como todas as outras partes da ciência, segundo Gauss é rainha da matemática. O objetivo deste trabalho é fazer um breve relato histórico da "Teoria dos Números"e "Números Primos"com um estudo introdutório sobre alguns tópicos de números primos e divisibilidade. Mostraremos propriedades dos inteiros, bem como critérios de divisibilidade, propriedades de máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum e demonstrações dos mesmos. Apresentaremos o algoritmo da divisão (Teorema 1.3) que é um dos resultados relevantes sobre a existência e unicidade do quociente e do resto na divisão de inteiros. Usamos o principio de indução matemática para estabelecer um resultado sobre os números inteiros. Destacamos as equações Diofantina, números primos e o importantíssimo algorítimo "Crivo de Eratóstenes". Introduzimos os primos gêmeos e a conjectura de Goldbach e por fim trabalhamos alguns tipos especiais de números primos com respectivo exemplos e tabelas. A metodologia utilizada na realização deste trabalho tem como referencial a compreensão e a apresentação de resultados teóricos e demonstrações.
Descrição: LOPES, M. A. Introdução à teoria dos números e dos números primos. 2011. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13297
Aparece nas coleções:VI - EM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Aparecida Lopes.pdfPDF - Maria Aparecida Lopes656.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.