Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13299
Título: Jogo e brincadeira: um estudo sobre o papel do brincar na educação infantil
Autor(es): Oliveira, Telma Maria de
Palavras-chave: Jogos
Brincadeiras
Educação Infantil
Ensino
Aprendizagem
Data do documento: 2016
Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a utilização com enfoque didático de jogos e brincadeiras na Educação Infantil, com o objetivo de demonstrar que tais recursos são capazes de contribuir no processo de desenvolvimento social, físico e cognitivo das crianças. Jogos e as brincadeiras não devem ser vistos apenas como atividades relacionadas à recreação, mas também como uma opção metodológica no processo de aquisição do conhecimento. É próprio da criança, brincar, jogar, criar e inventar. Através do lúdico, a criança tem a oportunidade de aprender de maneira ativa e motivadora, desenvolvendo relações de confiança e de autoestima. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa de campo a fim de investigar e colher informações positivas que esses recursos exercem, fundamentando-se na pesquisa bibliográfica de grandes teóricos que abordam a importância de jogos e brincadeiras na aprendizagem infantil, como: Piaget, Vygostky, Winnicott, dentre outros. O estudo permitiu compreender que o lúdico é significativo para a criança poder conhecer, compreender e construir seus conhecimentos, e é buscando novas maneiras de ensinar por meio de jogos e brincadeiras, que conseguiremos uma educação de qualidade e que realmente consiga as necessidades da criança.
Descrição: OLIVEIRA, T. M. de. Jogo e brincadeira: um estudo sobre o papel do brincar na educação infantil. 2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13299
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Telma Maria de Oliveira.pdfTelma Maria de Oliveira858.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.