Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13307
Título: Fatores impulsionantes a adoção da Logística Reversa: Estudo de caso em uma distribuidora de bebidas
Autor(es): Sousa, Maria Aparecida Nobrega e
Palavras-chave: Logística Reversa
Distribuidora de Bebidas em Patos
Processos Administrativos
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: A preocupação com o caráter escasso dos recursos e sua disponibilidade nos dias futuros impulsionou as organizações a adotarem meios estratégicos para a preservação do meio ambiente. Através de estudos avançados e pesquisas na área, as empresas passaram a adotar técnicas de logística reversa, objetivando o retorno do material utilizado pelo consumidor as fabricas. O processo reverso pode ser visto de diferentes formas, são elas: no pós consumo, pós venda e nos produtos pós industrializados. Esse trabalho tem como objetivo principal analisar os fatores que motivam uma empresa de bebidas a implementar logística reversa no seu processo de produção. Para isso, buscou-se explicar o que é logística reversa e como ocorre seu processo de implementação para elencar as razões que levam a sua execução. Para metodologia tem-se uma pesquisa descritiva, qualitativa, com um estudo de caso feito por meio de uma entrevista semiestruturada. Como resultado, ficou claro que mesmo diante das influências de diversos fatores, a razão econômica, as pressões legais e a sensibilidade ecológica foram os fatores motivacionais de maior relevância para justificar a implementação da logística reversa na empresa estudada.
Descrição: SOUSA, M. A. N. Fatores impulsionantes a adoção da Logística Reversa: Estudo de caso em uma distribuidora de bebidas. 2016. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13307
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Aparecida Nobrega e Sousa.pdf908.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.