Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13317
Título: Usando o led na produção de energia limpa e renovável: construção de mini placas solares fotovoltaicas
Autor(es): Pereira, Mateus Patrício Barbosa
Palavras-chave: Energia solar
LED
Mini placas solares
Data do documento: 30-Jan-2017
Resumo: No presente trabalho apresenta-se de forma sucinta, uma técnica de obtenção e conversão de energia solar em elétrica usando materiais simples, de baixo custo e de fácil aquisição. O objetivo principal é demonstrar a conversão de energia solar em elétrica utilizando materiais simples, visto que painéis solares apresentam custos elevados, o que fomentou a realização desta pesquisa. Para tanto, propõe-se desenvolver atividades e técnicas baseadas na pesquisa bibliográfica e quantitativa, usando Lights Emittings Diodes (LEDs) de alto brilho que emitem luz na cor azul e vermelha, os quais quando expostos à luz solar, absorvem essa energia convertendo-a em energia elétrica que pode ser usada para fazer funcionar algum aparelho ou produto eletrônico que opere nas condições de energia gerada. Os LEDs têm características semelhantes às células fotovoltaicas (formados por semicondutores) e algumas técnicas especiais os tornam um gerador de energia. Serão feitas associações específicas de LEDs baseadas na teoria básica sobre associações desses dispositivos, e nos resultados experimentais obtidos para cada tipo de LED quando expostos ao sol. Com os resultados experimentais, será notado que os LEDs vermelhos são os que apresentam melhores valores de tensão e corrente elétrica produzida, e que fazendo um arranjo de associações série-paralelo destes, pode-se utilizá-los como gerador de energia fazendo funcionar uma calculadora. Anseia-se produzir energia, desenvolvendo formas e técnicas que sejam capazes de mostrar de forma prática a conversão de energia solar em elétrica e fenômenos físicos associados.
Descrição: PEREIRA, M. P. B. Usando o led na produção de energia limpa e renovável: construção de mini placas solares fotovoltaicas. 2016. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13317
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mateus Patrício Barbosa Pereira.pdf986.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.