Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13327
Título: Quetotaxia do Cyphoderus Caetetus sp. Nov. Neotropical com comentários sobre a Posição Taxonômica dentro de Paronellidae (collembola, Entomobryoidea)
Autor(es): Oliveira, João Victor Lemos Cavalcante de
Palavras-chave: Cyphoderinae
Cyphoderidae
Collembola Brasileiro
Myrmecophilous springtails
Data do documento: 26-Fev-2017
Resumo: A descrição de uma nova espécie, Cyphoderus caetetus sp. nov., levou a comparações entre Cyphoderinae e Paronellinae (Paronellidae), que mostrou que a chaetotaxia do primeiro segmento abdominal é muito similar em Cyphoderus, Troglobius (Cyphoderinae) e Trogolaphysa (Paronellini), e muito reduzida em relação do observado em Lepidonella (Paronellinae, Bromacanthini), Pseudosinella e Seira (Entomobryidae). Esta característica, juntamente com a presença de pseudoporos entre a fileira posterior de cerdas no quarto segmento abdominal como observado em Troglopedetes, Trogolaphysa e Cyphoderinae (ausente em Lepidonella e Entomobryidae), sugere que Cyphoderinae é muito mais proximamente relacionado à tribo Paronellini, que Paronellini com Bromacanthini e Entomobryidae, e que a subfamília Paronellinae é parafilética se excluída Cyphoderinae. Nós propomos a inclusão de Cyphoderini como um grupo apical em Paronellinae junto com Paronellini (Trogolaphysa e Troglopedetes).
Descrição: OLIVEIRA, J. V. L. C. de. Quetotaxia do Cyphoderus Caetetus sp. Nov. Neotropical com comentários sobre a posição taxonômica dentro de Paronellidae (collembola, Entomobryoidea). 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13327
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-João Victor Lemos Cavalcante de Oliveira.pdfJoão Victor Lemos Cavalcante de Oliveira3.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.