Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13328
Título: Adolescência, identidade e amizade: uma análise do personagem Charlie no filme "As vantagens de ser invisível".
Autor(es): Sinésio, Guilherme Mendes
Palavras-chave: Amizade na adolescência
Fase da adolescência
Adolescência e construção da identidade
Data do documento: 22-Mar-2016
Resumo: O presente estudo pretende analisar a importância da amizade na construção da identidade do personagem adolescente Charlie, do filme As vantagens de ser invisível. Para alguns teóricos da Psicologia do desenvolvimento a adolescência é uma fase que se diferencia da infância e da fase adulta porque apresenta características especificas que vão além da idade cronológica e mudanças biológicas. Os adolescentes têm desejos, motivações, dificuldades, valores, expectativas futuras, sonhos fantasias, medos que em geralmente estão relacionados ao futuro, a profissão, a família, estudos. Nossa pretensão é destacar, a partir do personagem Charlie, como a amizade contribui para que o adolescente se encontre socialmente e consigo mesmo, construindo assim, sua identidade, afirmando seu modo de ser. Como aportes teóricos optamos por autores que abordam teoricamente acerca da fase da adolescência: Bock et al (2008), Oliva (2004), Cícero (2006), Papalia e Olds (2000) e focaremos de forma mais especifica na abordagem de Erik H. Erikson (1987), especificamente na noção do conflito Identidade versus Confusão de Identidade, vivenciado na adolescência. Por fim, também atravessa nossas análises a noção de relações rizomáticas (DELEUZE E GUATARRI, 1997) para melhor compreendermos como se desenvolvem as relações de amizade na vida dos jovens, e como elas favoreceram, no caso de Charlie, a construção identitária, abrindo caminho para a produção de outras possibilidades de existência.
Descrição: SINÉSIO, G. M. Adolescência, identidade e amizade: uma análise do personagem Charlie no filme "As vantagens de ser invisível". 2016. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13328
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Guilherme Mendes Sinésio.pdfPDF - Guilherme Mendes Sinésio1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.