Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13331
Título: Entrelaçamentos entre as linguagens matemática e materna nas aulas de matemática.
Autor(es): José Joelson Pimentel de Almeida
Oliveira, Ana Paula Ferreira de
Palavras-chave: Educação matemática
Oralidade na matemática
Sala de aula
Data do documento: 15-Jun-2011
Resumo: Este Trabalho tem como foco a questão da linguagem e da comunicação em sala de aula, passando pela mediação do professor. Discussões como as propostas pelo PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio), também levaram ao questionamento sobre a aproximação da Matemática à área de Linguagem, valorizando ainda mais a necessidade de se estimular a comunicação e a geração de significados em sala de aula. O presente texto tem por objetivo promover uma reflexão sobre envolvimento de aspectos da comunicação em Matemática, principalmente no que se refere ao Ensino do EJA. Até pouco tempo atrás era comum o fato de que um cidadão que realmente sabia matemática deveria saber contar e fazer as quatro operações básicas. Com o avanço da ciência e da tecnologia, este papel pode ser delegado às calculadoras ou aos computadores, de forma que devemos a importância da Matemática para uma combinação do seu caráter formativo (estruturação do pensamento e do raciocínio lógico) com o seu caráter funcional (resolução de problemas práticos nas diversas áreas do conhecimento) segundo o PCNEM (2002). Os professores de Matemática aos poucos vão oferecendo técnicas ou receitas prontas, difíceis e vazias de sentido para o aluno, que pouco a pouco vão desestimulando a criatividade, levando o desinteresse aos nossos alunos e colocando-os dentro de padrões considerados normais, criando nestes alunos cidadãos como nos diz Lins (2004), um respeito, um medo em relação a esta disciplina o que, com certeza, vai levá-los a uma aceitação sem questionamentos do que lhe foi ensinado, porém sem aprendizado. Esta pesquisa teve como propósito analisar como os alunos fazem uso da linguagem materna para interpretar e comunicar conteúdos de Matemática. Foi realizada com alunos do 3º Ano do EJA da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Malaquias Batista Feitosa. Refletimos a partir de textos de Cândido (2001), Santos (2005a), Santos (2005b) que falam sobre comunicação. O resultado apresentado é que os alunos não fazem um bom uso da linguagem materna nem da linguagem matemática.
Descrição: OLIVEIRA, A. P. F. Entrelaçamentos entre as linguagens matemática e materna nas aulas de matemática. 2011. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13331
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula Ferreira de Oliveira.pdfPDF - Ana Paula Ferreira de Oliveira854.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.