Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13387
Título: O processo de urbanização com ênfase na periferia da cidade de Cacimba de Dentro-PB
Autor(es): Paz, José Izael Fernandes da
Palavras-chave: Urbanização
Segregação
Periferia Urbana
Data do documento: 2015
Resumo: O espaço urbano é constituído de acordo com os interesses do capitalismo. Nesta abordagem, buscou-se constatar as contradições que existem na urbanização das cidades brasileiras. O modelo atual de planejamento ainda deixa uma lacuna visível de pessoas sem acesso aos serviços públicos de qualidade (saúde, educação, saneamento básico, transporte, etc.). Nota-se ainda que o subúrbio concentra a pobreza e os trabalhadores inseridos nas diversas atividades, sejam elas no setor formal ou informal da economia. O trabalho em questão analisou o processo de urbanização e suas implicações na transformação do espaço de Cacimba de Dentro-PB, dando ênfase ao Conjunto Benjamim Maranhão. Para a concretização desta proposta de estudo foram realizados alguns procedimentos metodológicos: a) Pesquisa de gabinete, oportunidade em que foram feitos levantamentos bibliográficos acerca do tema em questão. Levantamentos, tabulação e análise de dados estatísticos no acervo do IBGE também complementaram a pesquisa. b) Pesquisas de campo: durante essa etapa foram feitas várias visitas em campo, com a intenção de levantar dados da população local através de um questionário, bem como realizar uma ampla cobertura fotográfica. Em relação ao município percebeu-se que ocorreu uma variação na composição da população: os dados do IBGE demonstraram uma queda da população total e da população rural e um aumento da população urbana. Muitos habitantes oriundos do campo, por não possuírem recursos necessários para adquirir imóveis em bairros dotados de infraestrutura, acabaram se fixando na periferia da cidade, a exemplo do Conjunto Benjamin Maranhão. Desse modo, é necessário que os poderes constituídos comecem a planejar a ocupação do espaço, investindo na infraestrutura e na organização de ruas e avenidas, oferecendo a população todos os serviços essenciais, tais como: educação, saúde, segurança, emprego, transporte, saneamento, moradia e lazer, entre outros. Só assim, ocorrerão as mudanças que a sociedade anseia. Nesse contexto, a população deve reivindicar seus direitos junto aos órgãos públicos, que quase sempre não cumprem com as suas responsabilidades.
Descrição: PAZ, J. I. F. da. O processo de urbanização com ênfase na periferia da cidade de Cacimba de Dentro-PB. 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13387
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Izael Fernandes da Paz.pdfJosé Izael Fernandes da Paz11.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.