Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13388
Título: O espaço do sagrado: uma análise da festa de Nossa Senhora da Conceição em Belém-PB
Autor(es): Oliveira, Natan Gomes de
Palavras-chave: Sagrado
Profano
Festa da Padroeira
Geografia Cultural
Data do documento: 2014
Resumo: O estudo sobre a análise das festas sacro-profanas, não é algo novo, mas sempre foi um tema estudado pelos os estudiosos buscando entender os significados, a partir das transformações religiosas e culturais. Assim as regiões estão sendo refeitas pelos contatos interculturais e a partir de profundas modificações socioculturais. O estudo teve como objeto a festa de Nossa Senhora da Conceição. Objetivo da pesquisa foi analisar a dimensão do sagrado e do profano a partir dos rituais e festa da padroeira do município de Belém que está hierarquicamente localizados na Arquidiocese de Guarabira-PB. Este trabalho foi desenvolvido a partir de um projeto de Iniciação Científica, orientado pela Prof.ª Drª. Ana Gloria da Silva Marinho, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Estadual da Paraíba juntamente com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC/UEPB/CNPq) na cota 2013/2014, período de desenvolvimento do estudo. A escolha pela área de estudo se deu em virtude desta ser considerada uma das microrregiões mais importantes na região onde ocorrem as manifestações religiosas, com destaque para o município de Belém-PB, localizado no Agreste paraibano. A Geografia Cultural tem uma proposta ambiciosa, quando se trata de espaço e cultura. A proposta é identificamos diferentes modificações ocorridas do termo sagrado-profano, pois esses são como faces da mesma moeda, já que ocorrem em todas as festas de padroeiros. São territórios com atividades diferentes, mas, que coexistem simultaneamente nessas festas. A revisão bibliográfica foi importante para a compreensão do objeto investigado, bem como as informações acolhidas na pesquisa de campo. As categorias de análise espaço e território foram os elementos teórico-metodológicos de orientação do estudo. Os resultados demonstraram a importância dos colaboradores como dos organizadores para a realização das festas. Logo quando adentramos no objeto, através da pesquisa de campo identificamos a tradição cultural religiosa ainda presente na paróquia embora com adaptações. Como exemplo, às novenas e as procissões, definidas como o uso e ocupação dos espaços. A relação espaço e cultura assumem um papel cada vez mais desafiador e qualquer que seja o elemento, a ser estudado na geografia, é no espaço que ele será observado e sob a perspectiva espacial é que ele o analisará. Deste modo, qualquer pessoa sabe que, ao entrar numa igreja, experimenta algo que pode ser chamado de sagrado, enquanto entrar num bar tem algo de profano.
Descrição: OLIVEIRA, N. G. de. O espaço do sagrado: uma análise da festa de Nossa Senhora da Conceição em Belém-PB. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13388
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Natan Gomes de Oliveira.pdfNatan Gomes de Oliveira1.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.