Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13394
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nunes, Ana Paula da Paixão | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-24T13:59:13Z | - |
dc.date.available | 2017-04-24T13:59:13Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.other | CDD 410 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13394 | - |
dc.description | NUNES, A. P. da P. Reflexões sobre o ensino de língua portuguesa no livro didático: um olhar sociointeracionista. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho procurou analisar aspectos sobre o ensino de Língua Portuguesa no livro didático do ensino médio, referente ao 3° ano, organizado por Ricardo Gonçalves Barreto. A obra faz parte da coleção “Ser Protagonista”, que trabalha os gêneros textuais e os tipos de textos, verbais e não- verbais. O objetivo da pesquisa parte da necessidade de compreender como o livro aborda os eixos da atividade pedagógica no ensino de língua materna. A nossa pesquisa é norteada por estudos teóricos, como Antunes (2009; 2003) sobre o ensino de Língua Portuguesa (LP), Brasil (1998) e Koch; Elias (2010) para abordar concepções sobre leitura, Reinaldo (2005) e Koch (2009) para explicar a prática da língua e os processos de aprendizado da escrita, Travaglia (2009) e Antunes (2014) por motivo de discutir o trabalho com a gramática numa perspectiva sociointeracionista, e por fim Marcuschi (2005; 2007) na função de analisar os usos da língua e os gêneros textuais nas situações comunicativas. A metodologia será constituída por análise crítica e reflexiva do livro didático, em virtude de compreender quais as concepções de leitura, escrita, oralidade e gramática estão presentes e como o livro trata da questão dos gêneros textuais ∕ discursivos à luz do aporte teórico citado. Foram aplicados, na descrição da análise, exemplos contidos no próprio livro, deixando, assim, espaço para críticas e sugestões a respeito da organização e estrutura dos tópicos discutidos. O artigo divide-se em três partes, a primeira refere-se à introdução, apresentando, de forma concisa, a temática abordada, enquanto a segunda discute a abordagem dos gêneros textuais, a leitura, escrita, gramática, oralidade no livro didático e, por último, a conclusão, que por sua vez, revela os resultados obtidos através da pesquisa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Edilma de Lucena Catanduba | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Situações comunicativas | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre o ensino de língua portuguesa no livro didático: um olhar sociointeracionista | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ana Paula da Paixão Silva.pdf | Ana Paula da Paixão Silva | 3.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.