Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13396
Título: A linguagem dos feirantes na cidade de Guarabira - PB: uma perspectiva variacionista
Autor(es): Bezerra, Daniela Fidelis
Palavras-chave: Variação linguística
Jargões
Fenômenos linguísticos
Data do documento: 2016
Resumo: Este trabalho procurou mostrar a diversidade da língua dos feirantes da cidade de Guarabira - PB, a qual pode ser entendida como uma variação linguística que se realiza por meio das expressões orais. Como objetivos específicos, pretendemos analisar os jargões presentes na linguagem desses feirantes e discutir a importância da valorização desses jargões para uma melhor autoestima dos falantes dessa comunidade linguística. Para a realização das respectivas análises, fez-se necessário adotarmos concepções de teóricos, como: Alkmin (2007); Bagno (2007); Bortoni-Ricardo (2004); (2005); Bagno, Stubbs e Gagné (2002); Gnerre (1985); Pereira e Martins (2014). A metodologia fundamentou-se numa pesquisa-campo através da utilização do método de observação. Diante dos fenômenos analisados, é notória a importância das variações linguísticas no contexto social das pessoas, uma vez que os modos de falar de cada comunidade registram a diversidade linguística, cultural e social existente. Os resultados corroboram a diversidade na utilização dos jargões e, assim como qualquer outra variação linguística, a linguagem dos feirantes, objeto de nosso estudo, deve ser respeitada, já que toda língua é adequada à comunidade que a utiliza.
Descrição: BEZERRA, D. F. A linguagem dos feirantes na cidade de Guarabira - PB: uma perspectiva variacionista. 2016. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13396
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniela Fidelis Bezerra.pdfDaniela Fidelis Bezerra467.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.