Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1340
Título: Ressignificando o conceito de creche: um olhar histórico e metodológico sobre esse espaço
Autor(es): Nascimento, Elineide Cardoso do
Palavras-chave: Creche
Sociedade
Estigmatização
Data do documento: 29-Jul-2013
Resumo: Este artigo tem por objetivo promover uma reflexão acerca do real papel da instituição “creche”. Para tanto, levantamos questões acerca de uma ideologia que tem se estabelecido ao longo do tempo sobre o trabalho desenvolvido acerca da mesma, que se dá justamente por sua conjuntura histórica, onde, a princípio, sua funcionalidade se limitava à guarda e ao cuidado físico de crianças a exemplo da alimentação e da higiene, dando origem a uma perspectiva que se milita a acolhida. Estas ideias têm contribuído para a estigmatização de seu papel dentro do contexto social. Para a efetivação desse trabalho foram realizadas consultas bibliográficas, bem como uma pesquisa de campo na creche Cônego José Paulo de Almeida. O estudo foi dividido em quatro partes, que correspondem à origem da creche na Europa, seu trajeto e implantação no Brasil, aponta ainda questões que evidenciam sua estigmatização desde sua criação e de forma mais criteriosa traz dados a respeito da visão que a comunidade de Itapororoca tem sobre o trabalho da creche acima citada.
Descrição: NASCIMENTO, E. C. do. Ressignificando o conceito de creche: um olhar histórico e metodológico sobre esse espaço. 2012. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1340
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elineide Cardoso do Nascimento.pdfElineide Cardoso do Nascimento539.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.