Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13400
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Josefa Soares | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-24T13:59:50Z | - |
dc.date.available | 2017-04-24T13:59:50Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13400 | - |
dc.description | FERREIRA, J. S. O ensino de história na Educação de Jovens e Adultos: um olhar sobre a prática educativa. 2015. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho reflete sobre o ensino de História na Educação de Jovens e Adultos, cuja inserção no mundo globalizado, como agente do mundo letrado, tem desafiado a escola a encontrar novos paradigmas que possibilitem um aprendizado mais relevante a este público. Nesta direção o ideário da Educação Popular que destaca o valor educativo do diálogo e da participação, que consideram o educando como sujeito portador de saberes, saberes estes que devem ser reconhecidos e que têm se mostrado como um caminho promissor à EJA. Para tanto, nos apoiamos na abordagem qualitativa de pesquisa, que se desenvolveu através de um estudo bibliográfico. A leitura de autores como: FREIRE (1979, 1987, 1996, 1997), BITTENCOURT (2009), MACHADO (2008, 1991), HOBSBAWM (1998,1995), PAIVA (1987, 1993, 2008), BRASIL (1998, 2001), entre outros, apoiaram-nos na compreensão dos desafios inerentes ao fazer dos educadores de jovens e adultos, reforçando a necessidade de que estes reformulem suas práticas pedagógicas, atualizando-se frente às novas exigências culturais e as contribuições das teorias educacionais contemporâneas. O estudo aponta para a necessidade do reconhecimento de mais espaços formativos dedicados aos educadores, para que estes possam se comprometer, ainda mais, com o ensino de História junto à modalidade da EJA, atuando de forma articulada às inovações metodológicas e temáticas, numa proposta de ensino mais abrangente e coerente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Verônica Pessoa da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.title | O ensino de história na Educação de Jovens e Adultos: um olhar sobre a prática educativa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 44 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Josefa Soares Ferreira.pdf | Josefa Soares Ferreira | 754.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.