Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13403
Título: A representação do negro surdo na telenovela Cama de Gato: dupla diferença ou intersecção de conceitos?
Autor(es): Nicácio, Edivânia Floro
Palavras-chave: Identidade Étnica
Deficiência Auditiva
Classe Social e Raça
Data do documento: 2014
Resumo: Este trabalho é resultado pesquisa iniciada no Componente Curricular Pesquisa I, do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UEPB/CH e por conseguinte deu margem a estas discussões. A pesquisa foi de natureza qualitativa e tomou como fontes bibliografias temáticas e a telenovela Cama de Gato. No corpo do texto há uma reflexão sobre a interseccionalidade dos conceitos de raça e surdez, e por extensão dá fluxo ao questionamento sobre a ideia da estética negra visibilizada pela da cor da pele e os atributos físicos vistos apenas por um único padrão. Sendo assim o enfoque desta pesquisa pretende cientificar como estas características têm sido manifestadas na mídia televisiva, ora enfocando o sujeito por ser negro, ora por ser surdo. Para tanto, nos apoiamos nos autores Perlin (2011), Thoma (2011) e Skliar, (2013), 2011), Estrobel, (2000), Geertz, (2008), Munanga, (1984), Guimarães, (2006), Holfbauer, (2006), Bardin, (2011), Freire (1996), Costa, (2007), Telles, (2004), Hall, (2006), Foucault, (1984) que discutem sobre os Estudos Culturais, Estudos Surdos e Educação. Assim, partimos da análise de como a sociedade enxerga este simulacro do indivíduo com dupla diferença, trazendo este olhar para a nossa realidade. Consideramos esta discussão extremamente pertinente tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade em geral, uma vez que no Brasil existem pouquíssimas investigações cientificas a respeito dessa intersecção de estereótipos na mídia televisiva. Dessa forma este trabalho faz emergir os vários discursos racistas e preconceituosos com os quais nos confrontamos diariamente, tanto nas telenovelas quanto na vida real. Tais discursos vêm cheios de intencionalidades contribuindo para a cristalização de uma ideia engessada do sujeito ―normalizável‖. Entendemos que esta discussão é extremamente relevante para que possamos lançar um olhar crítico sobre a educação de negros e surdos, além de contribuir com a quebra de estereótipos negativos para com estes sujeitos corroborando para a valorização do mesmo na sua totalidade, englobando os aspectos sociais, culturais, educacionais, linguísticos, econômicos em uma sociedade plural e multifacetada.
Descrição: NICÁCIO, E. F. A representação do negro surdo na telenovela Cama de Gato: dupla diferença ou intersecção de conceitos?. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13403
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edivânia Floro Nicácio.pdfEdivânia Floro Nicácio586.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.