Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13407
Título: As mulheres cantadas por Jackson do Pandeiro: pretas, morenas e escurinhas
Autor(es): Conceição, Roberta Barbosa da
Palavras-chave: Identidades de gênero
Jackson do Pandeiro
Categoria Mulher
Data do documento: 2014
Resumo: O presente trabalho disponibiliza informações acerca da pesquisa cujo tema foi recortado do projeto de pesquisa desenvolvido no Programa de Iniciação Científica, intitulado, “Flora, Sebastiana, a mulher do Aníbal e a mulher que virou homem: discutindo identidades de gênero no cancioneiro de Jackson do Pandeiro”. No decorrer da pesquisa foram feitas leituras relacionadas ao termo gênero enquanto conceito socialmente construído, e, por conseguinte, nos aprofundamos à categoria mulher, que é o termo central das músicas analisadas. Posteriormente, além de atender o objetivo principal deste trabalho, promover uma análise sobre as representações das identidades de gênero a partir das letras de músicas compostas e interpretadas por Jackson do Pandeiro, tivemos que tomar posse da biografia do artista citado acima, além de leituras referentes à representação social, ideologia do branqueamento e sobre a técnica análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin, que foi a técnica utilizada para explorarmos as 25 (vinte e cinco) músicas selecionadas. Feito isso, foi possível expor as identidades femininas presentes nas letras das músicas, e assim caracterizar os papéis socialmente construídos e figurados nas mesmas.
Descrição: CONCEIÇÃO, R. B. da. As mulheres cantadas por Jackson do Pandeiro: pretas, morenas e escurinhas. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13407
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberta Barbosa da Conceição.pdfRoberta Barbosa da Conceição1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.