Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13416
Título: A rádio comunitária Nordeste FM de Guarabira - PB e a democratização da comunicação na cidade
Autor(es): Santos, Adriana Maria dos
Palavras-chave: Radiodifusão
Comunidade
Informação
Cidadania
Data do documento: 2014
Resumo: As rádios comunitárias são emissoras de comunicação, com alcance de sintonia limitado, em especial, voltadas para uma comunidade específica difundindo informações, de forma democrática, às massas sociais, principalmente aquelas mais subalternas. O presente estudo pretende analisar e divulgar o trabalho relevante da rádio comunitária Nordeste FM, localizada na cidade de Guarabira/PB. A pesquisa foi iniciada com o levantamento bibliográfico, de dados da documentação referente a todo o processo de criação da Rádio Comunitária Nordeste FM de Guarabira e sua mantenedora AMARBN (Associação dos Moradores e Agricultores Rurais do Bairro do Nordeste), além da pesquisa de campo. A rádio comunitária Nordeste FM, foi homologada em 23 de outubro de 2006 e recebida em concessão em 07 de fevereiro de 2007. Os sócios desta entidade são os grandes idealizadores e incentivadores desse meio de comunicação buscando reivindicar melhorias para a comunidade. Nesta emissora os estudantes, filhos de agricultores, artistas populares, donas de casa, trabalhadores da construção civil, prestadores de serviços diversos, professores, mototaxistas, comerciantes ambulantes, ex-apenados, aposentados, jovens em área de risco, entre outros, têm a oportunidade de expor sua voz. Sua programação é produzida pela própria comunidade e, em especial, voltada para os interesses da mesma. Os programas são ricos em cultura regional e valorizam a família e o bem estar social. A programação vai ao ar às 05:00 horas da manhã e encerra às 23:00 horas todos os dias da semana, oportunizando o espaço para as expressões naturais da comunidade. Em seis anos a rádio comunitária, juntamente com sua luta de existência, promoveu visíveis influências positivas diante da limitação que se tinha para expor as ideias em outras emissoras já existentes há anos na cidade. A Rádio Comunitária Nordeste FM propaga uma programação voltada para as questões educativas, sociais, culturais e de pluralidade de pensamentos, ideias e opiniões, dispondo espaços de comunicação, principalmente aos moradores dos Bairros do Nordeste, I e II e bairros adjacentes, assim como também para toda cidade de Guarabira.
Descrição: SANTOS, A. M. dos. A rádio comunitária Nordeste FM de Guarabira - PB e a democratização da comunicação na cidade. 2014. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13416
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana Maria dos Santos.pdfAdriana Maria dos Santos2.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.