Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13417
Título: Processos de degradação ambiental ao longo do Rio Curimataú, Caiçara/PB
Autor(es): Silva, Geciene Cardoso da
Palavras-chave: Degradação Ambiental
Impactos
Rio Curimataú
Data do documento: 2014
Resumo: O crescimento contínuo da humanidade têm provocado diversos impactos sobre o meio ambiente, a partir do uso inadequado dos recursos naturais nas margens dos rios e assim acelera-se o processo de degradação. Nesse contexto, a bacia hidrográfica é a melhor maneira de se investigar as mudanças ambientais no ambiente e encontrar respostas para promover a preservação e recuperação de áreas degradadas. Assim, o presente trabalho tem o objetivo de discutir o processo de degradação ambiental e a importância do Rio Curimataú enquanto modelador do espaço territorial do município de Caiçara/PB, onde foram observados e analisados os principais impactos que ocorrem na área de estudo. A análise iniciou-se a partir de um levantamento bibliográfico, com leitura e fichamento do material em gabinete. Em seguida realizamos os trabalhos de campo. A técnica utilizada para a coleta dos dados qualitativos foram os questionários semiestruturados. Os questionários foram aplicados para alguns moradores da área adjacente (15 residências) para ambos os sexos para pessoas que são residentes no local a mais de 10 anos, para que houvesse uma melhor obtenção de dados da população a respeito do meio ambiente. De posse das observações, constatamos que o crescimento demográfico da cidade promove impactos como o direcionamento dos resíduos sólidos e líquidos que tem como receptor o Rio Curimataú. Há uns 30 anos atrás os moradores da cidade cavavam cacimbas no leito do rio e utilizavam a água para o uso doméstico, como por exemplo: lavar roupas, tomar banho, entre outros. Hoje, devido à degradação, ninguém utiliza a água para o uso doméstico, servindo apenas para animais, algumas pessoas ainda pescam nesse afluente, mas devido à poluição, os peixes vêm desaparecendo. Os restos sólidos e líquidos de algumas residências são direcionados para o Rio Curimataú, gerando a degradação. Diante dessas condições, citamos aqui algumas sugestões para tentar minimizar o processo de degradação nesse recurso hídrico, tais como: mudas para serem plantadas no leito do Rio; criação de projetos de fruticultura; implantação da disciplina de educação ambiental nas escolas e em comunidades; sensibilizar a população para que evite jogar lixo nas margens do Rio; promover a reciclagem; cobrar do poder público local medidas que possam conservar o Rio Curimataú, entre outras.
Descrição: SILVA, G. C. da. Processos de degradação ambiental ao longo do Rio Curimataú, Caiçara/PB. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13417
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geciene Cardoso da Silva.pdfGeciene Cardoso da Silva1.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.