Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13419
Título: O uso e a ocupação do território do alto do Rio Curimataú: uma análise socioambiental - PB
Autor(es): Rocha, Gilvânia Ribeiro
Palavras-chave: Território
Hidrografia
Rio Curimataú
Agricultura familiar
Conservação
Data do documento: 2014
Resumo: A formação do território como meio de ocupação, se faz a partir do recorte espacial, espaço esse normalizado e diferenciado pela sociedade que o habita. Neste contexto este trabalho teve como objetivo analisar e discutir a formação territorial da ocupação do alto Rio Curimataú-PB, mostrando os aspectos físicos e também as relações socioambientais atuais, bem como, a atividade da agricultura familiar das comunidades tradicionais. A metodologia usada na construção dessa pesquisa teve como principais bases metodológicas: O uso de autores, como principais: Conceito de território e territorialidade de Raffestin (1978), Haesbeart (2007), Fernandes (2008) Milton Santos (2008), ambos discutem o território como forma de ordenamento territorial e as mudanças que ocorre no espaço da paisagem através da ação antrópica. Já no conceito do homem no Agreste Paraibano, mostrando essa dinâmica da ocupação desse território, teve-se como base Moreira e Targino ( 1990) e Andrade(1997) e (2005).Quanto aos aspectos socioambientais utilizou-se, Guerra (2008) na concepção de áreas degradados, Guerra (2010) no uso de Gestão ambiental de áreas degradadas e Souza (2009) além de outros. Para caracterizar o espaço físico deste mesmo território, buscou-se o conceito de Christofoletti (1980) Guerra (2006) e Guerra (2005) dentre outras citações. Além disso, para práxis foi de suma importância no campo, à ficha geoambiental de Arruda (2001). Portanto, esses dados foram essenciais na caracterização do espaço socioambiental e físico, no alto Rio Curimataú, onde dessa maneira foi possível trazer questionamentos, a realidade observada no decorrer deste trabalho e ao mesmo tempo também observar sobre a necessidade do planejamento e de conservação no uso desse território.
Descrição: ROCHA, G. R. O uso e a ocupação do território do alto do Rio Curimataú: uma análise socioambiental - PB. 2014. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13419
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilvânia Ribeiro Rocha.pdfGilvânia Ribeiro Rocha2.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.