Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13433
Título: Processo de urbanização e transformação do espaço analisados a partir do desenvolvimento socioeconômico no município de Guarabira/PB
Autor(es): Silva, Priscila Dias da
Palavras-chave: Processo de urbanização
Transformação do espaço
Aspectos econômicos
Questão demográfica
Data do documento: 2014
Resumo: As modificações ocorridas no espaço devido ao processo de urbanização se tornam visíveis na paisagem. A formação de uma área urbana é um processo que envolve a transformação do espaço físico através da ação humana ao longo do tempo, nesse momento o fator que acarreta todo esse processo é o fator econômico, a população e o espaço giram em torno do mesmo. O município de Guarabira/PB conheceu este processo a partir dos anos 60 em que sua população tornou-se predominante na zona urbana, e desde esse período seu espaço e base econômica tem sofrido modificações. O intuito deste trabalho é analisar, discutir, e compreender as transformações ocorridas em seu espaço no decorrer da história, junto ao fator que predeterminou essas mudanças e a fez crescer tanto economicamente como no aspecto demográfico, tais fatores que a tornou uma região pólo que atrai os menores municípios ao seu centro econômico. A realização deste trabalho se tem por base o levantamento de dados, em consultas bibliográficas e de referenciais teóricos de acordo com o eixo em questão, em seguida leitura e fichamento para obtenção dos dados necessários a pesquisa, onde foi feito todo um resgate histórico por documentos e fotos. O trabalho também compreende a pesquisa de campo na coleta de imagens de pontos importantes da cidade. Tendo como método o dialético da natureza, levando em conta as relações passadas e presentes entre o homem e a natureza, para melhor compreensão da formação e transformação do espaço urbano. O efeito deste processo é perceptível nos diversos problemas encontrados no município de ordem ambiental e no aspecto de organização e prestação de serviços com qualidade.
Descrição: SILVA, P. D. da. Processo de urbanização e transformação do espaço analisados a partir do desenvolvimento socioeconômico no município de Guarabira/PB. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13433
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscila Dias da Silva.pdfPriscila Dias da Silva2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.