Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13435
Título: A música como recurso metodológico para o ensino da geografia
Autor(es): Batista, Ranielly Gonçalo
Palavras-chave: Metodologia de ensino
Música
Ensino de Geografia
Data do documento: 2014
Resumo: Este trabalho teve por objetivo utilizar a musica como recurso metodológico investigando qual a importância da participação destes recursos nas aulas de Geografia para a qualidade da formação tanto dos alunos quanto dos futuros professores. Neste contexto foram utilizadas as seguintes músicas para trabalhar os conceitos de cada uma das categorias de analise da geografia: Janela Lateral – Milton Nascimento (Paisagem), Paraíba Joia Rara – Ton Oliveira (Lugar), Valente Nordeste - Olodum (Região), Planeta Terra - Pure Feeling (Espaço Geográfico), Tribunal de rua – O Rappa (Território). O presente trabalho tem a intenção de revelar a inovação de metodologias para o ensino da geografia, e também trabalhar uma metodologia individualizada como utensílio revelador trazendo novas questões pertinentes tais como o uso da música no ensino da geografia, os resultados foram aulas mas descontraídas onde indicaram que as ações desenvolvidas com os licenciados no âmbito do PIBID oportunizaram um importante contexto formativo a esses futuros professores. A experiência prática adquirida no ambiente escolar, aliada ao aporte teórico como PONTUSCHKA (2009), CALLAI (2013), CAVALCANTI (2002), entre outros e também o suporte oferecido pela universidade, conforme proposto pelo Programa, constituiu situação primordial ao diálogo, a problematizarão e à construção de conhecimentos acerca do processo educativo no âmbito da formação inicial desses professores.
Descrição: BATISTA, R. G. A música como recurso metodológico para o ensino da geografia. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13435
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ranielly Gonçalo Batista.pdfRanielly Gonçalo Batista1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.