Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13436
Título: | A contribuição do PIBID no ensino da Geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo |
Autor(es): | Souza, Emmanuelle Alexandre de |
Palavras-chave: | PIBID Metodologias inovadoras Ensino-aprendizagem |
Data do documento: | 2014 |
Resumo: | Assim como o mundo a educação também está em constantes evoluções, onde podem ser retratadas a partir da utilização de novas técnicas de ensino no ambiente escolar que possibilitam a transmissão de informações aos estudantes e o despertar de seu senso-crítico através de metodologias inovadoras e o uso de recursos tecnológicos que a cada dia vem ganhando prioridade na vida dos estudantes. Desta forma, fica claro que não se é possível haver um bom resultado no processo de ensino-aprendizagem se o ensino não estiver adequado à realidade sob a qual o estudante está inserido. O presente trabalho é fruto de uma pesquisa que foi realizada através do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), tendo como objetivo discutir sobre a didática aplicada ao ensino da Geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo e apresentar novas propostas metodológicas para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem dos estudantes. Para a concretização deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas para se obter um bom entendimento sobre o tema abordado e para a construção do referencial teórico como também a participação direta na elaboração dos planos de aula e na sala de aula por meio das intervenções do PIBID nas aulas de Geografia; descrição de atividades e análise dos dados. A pesquisa foi fundamentada nos seguintes autores: Libâneo (1994), Callai (1995), Ferreira (2000), Severino (2007), Kimura (2008), Castrogiovanni (2009), Grou (2009), Seabra (2010), Silva (2010), Vilar e Henriques (2013). Verificou-se com essa experiência que o PIBID proporcionou uma possibilidade de fortalecimento da formação inicial e uma ressignificação das praticas vivenciadas pela supervisora, tendo como alvo uma educação que visa qualidade e aproximação do cotidiano do aluno na educação básica. |
Descrição: | SOUZA, E. A. de. A contribuição do PIBID no ensino da Geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13436 |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Emmanuelle Alexandre de Souza.pdf | Emmanuelle Alexandre de Souza | 1.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.