Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13437
Título: O ensino da Geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Agenor Clemente dos Santos - Alagoinha - PB
Autor(es): Firmino
Palavras-chave: Ensino
Recursos didáticos
Geografia
Data do documento: 2014
Resumo: A educação brasileira perpassa por mudanças educacionais, no entanto os professores de Geografia precisa se aperfeiçoar para que o processo de ensino aprendizagem nas escolas públicas se torne a cada dia mais dinâmico, e quando se fala na utilização dos recursos didáticos como forma de poder transmitir melhor o conteúdo para os alunos. Sabemos que é relevante a abordagem de conteúdos com a utilização de recursos didáticos onde muitas vezes os professores não utilizam de forma devida os recursos tais como: DVD, vídeos, Data show, computador, e outros, e através dos recursos é possível proporcionar um ensino de qualidade e um melhor aprendizado ao aluno. Portanto, este trabalho tem como objetivo geral analisar a relação do professor e do uso das metodologias de ensino e os recursos didáticos utilizados no processo de ensino aprendizagem da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Agenor Clemente dos Santos. Tendo como embasamento teórico autores como: Pontuschka (1999), Callai (2001), Cavalcanti (2002), Libâneo (2002), Castellar (2010), Bastos (2011), Nascimento (2011), Zóboli (2014). A pesquisa é baseada em uma pesquisa qualitativa onde foi feita visitas ao campo, observação no ambiente escolar e questionário. Podemos perceber que nas diversas modalidades de ensino apresentada pelos professores da escola, alguns ainda continuam trabalhando um ensino tradicional mesmo existindo muitos meios para o professor e usando de forma bem resumida dos recursos dela oferecida.
Descrição: FIRMINO, L. de F. O ensino da Geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Agenor Clemente dos Santos - Alagoinha - PB. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13437
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucilene de Figueiredo Firmino.pdfLucilene de Figueiredo Firmino1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.