Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13440
Título: Aspectos socioeconômicos e a importância ambiental dos catadores de materiais recicláveis do município de Araçagi, Paraíba, Nordeste do Brasil
Autor(es): Morais, Thiago Leandro Bezerra
Palavras-chave: Gerenciamento
Resíduos sólidos
Coleta seletiva
Data do documento: 2014
Resumo: A gestão integrada dos resíduos sólidos surge como uma proposta a ser implantada pelos municípios brasileiros, como previsto na lei 12. 305/2010 que apresenta diversos pontos importantes para o gerenciamento de resíduos sólidos, priorizando os seguintes critérios: redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final ambientalmente adequada, além da expansão da coleta seletiva de materiais recicláveis e a inserção prioritária das cooperativas ou associações de catadores. Dessa forma, a pesquisa objetiva analisar os aspectos socioeconômicos dos catadores do município de Araçagi (PB), além de identificar a tipologia dos resíduos sólidos e mostrar a importância comercial e ambiental da reciclagem. A área de estudo encontra-se no sítio Mondé, que está inserido nos limites territoriais do município de Araçagi/Paraíba, Nordeste do Brasil. Assim foi realizado um levantamento de dados bibliográficos para subsidiar o desenvolvimento deste trabalho. Utilizou-se da abordagem quati-qualitativa que é um conjunto de dados qualitativos e quantitativos constituindo através dos aspectos identificados em campo. Nos trabalhos de campo foi realizada a aplicação de questionário composto por entrevistas semiestruturadas com 31 catadores do município de Araçagi-PB, contendo 18 questões que abordaram os aspectos socioeconômicos dos recicladores. Verificou-se que os catadores do município de Araçagi trabalham em situação de vulnerabilidade socioambiental sujeitos à exposição solar constante e em condições de risco a saúde, sem acesso a alguns direitos básicos como educação, moradia digna e assistência social. Diante do contexto, averigou-se que os resíduos produzidos no municipio são coletados e encaminhados para disposição final de maneira inadequada em uma área particular, não licenciada para este fim, propiciando a contaminação do solo e dos recursos hidricos pelo chorume gerado pela decomposição dos resíduos não contendo nenhum tipo de monitoramento ambiental. Portanto, algumas medidas precisam ser tomada para amenizar a problemática da disposição irregular dos resíduos sólidos no município de Araçagi (PB).
Descrição: MORAIS, T. L. B. Aspectos socioeconômicos e a importância ambiental dos catadores de materiais recicláveis do município de Araçagi, Paraíba, Nordeste do Brasil. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13440
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiago Leandro Bezerra Morais.pdfThiago Leandro Bezerra Morais1.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.