Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13441
Título: Variabilidade espacial do nível estático em reservatórios hídricos subterrâneos do município de João Pessoa - Paraíba
Autor(es): Souza, Ramon Santos
Palavras-chave: Hidrogeologia
Geoestatísticas
Planejamento Hídrico
Data do documento: 2014
Resumo: As vertentes geocientíficas como a hidrogeologia são cada vez mais importantes para elaboração de planejamentos estratégicos dos recursos hídricos subterrâneos. Não obstante, o refinamento teórico e prático da Geoestatística fornece a base para elaboração de modelos probabilísticos sofisticados das variáveis regionalizadas. A pesquisa objetiva analisar variáveis quantitativas do Nível Estático – NE dos reservatórios de água subsuperficial, sob o prisma Hidrogeológico e Geoestatístico, com foco na bacia sedimentar costeira da Paraíba, mas especificamente o município de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, região nordeste do Brasil. Refere-se aos poços tubulares, perfurados durante os anos de 1970 a 2006 na área de trabalho. A diretriz metodológica constou da pesquisa bibliográfica da temática em foco; investigação e coleta das análises das informações preexistentes; seleção amostral do cadastro dos poços tubulares georreferenciados do Sistema de Informações de Águas Subterrâneas-SIAGAS/CPRM, seleção do universo amostral de 240 para 140 poços; elaboração de planilhas eletrônicas com os dados coletados; obtenção dos atributos cartográficos em órgãos responsáveis; realização da estatística clássica através do software SPSS; no programa Surfer, realizou-se a variografia e a estimação por Krigagem; e finalmente, a edição dos modelos gerados e a integração dos resultados. Pode-se observar que o NE possui uma média de 27,4 m, um valor mínimo de 0 m e máximo de 79,4 m, uma mediana de 25 m. Possui Co = 100; C = 116,99; A (km)= 4,2. O nível estático apresenta valores entre 0 a 21 m nas interpolações atribuídas nos poços associados aos depósitos de sedimentos aluviais, mangues e de praias. A classe de 21 a 34 m se concentra, principalmente, na porção central dos mapas e é também a área mais urbanizada e sujeita a diversos impactos ambientais sob as reservas subterrâneas além de possuir uma grande impermeabilidade devido a cristalização urbana. A classe de 34 a 79 m localiza-se em menores faixas na direção oeste-noroeste. Conclui-se, que os dados demonstram uma considerável variação no espaço-tempo o que justificou a necessidade da aplicação da Geoestatística para uma melhor confiabilidade dos resultados. Os produtos gerados a partir desta pesquisa servem de suporte para a gestão dos recursos hídricos da região e recomenda-se o uso sustentável destes mananciais hídricos subterrâneos.
Descrição: SOUZA, R. S. Variabilidade espacial do nível estático em reservatórios hídricos subterrâneos do município de João Pessoa - Paraíba. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13441
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ramon Santos Souza.pdfRamon Santos Souza2.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.