Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13442
Título: Processos de degradação ao longo do rio Araçagi-PB
Autor(es): Nascimento, Licilene Crispim do
Palavras-chave: Meio ambiente
Rio Araçagi - PB
Degradação
Data do documento: 2014
Resumo: Com a modernização da sociedade ao longo dos anos, têm-se verificado um aumento exploratório nos recursos naturais, provocado, sobretudo pelo capitalismo que impulsiona o consumo de bens e assim intensifica cada vez mais o processo de degradação ambiental. As mudanças ambientais devidas às atividades humanas sempre aconteceram, mas ultimamente a capacidade dos humanos em modificar as paisagens tem aumentado bastante. Com esse processo de degradação, o meio ambiente sofre as consequências que afeta, direta ou indiretamente, à saúde, à segurança e ao bem estar da população. A pesquisa proposta tem como objetivo analisar o processo das mudanças ambientais ao meio natural do rio Araçagi-PB, especificamente no percurso que envolve a área urbana da cidade de Araçagi. Pretende-se ainda identificar os fatores de degradação da mata ciliar, verificar as consequências trazidas pelo acúmulo de resíduo sólido às margens desse rio, observar a ocupação irregular de moradias próximas ao rio, discutir algumas ideias que possam minimizar este problema e contribuir na conscientização sobre as formas sustentáveis de uso dos recursos naturais. As entrevistas foram realizadas aos moradores que residem próximo à área e autoridades locais; registro fotográfico e uso do GPS. Buscamos informações bibliográficas com autores que trabalham com a temática do meio ambiente, degradação, geomorfologia fluvial. Ao final deste trabalho, revela alguns fatos observados, o acúmulo de resíduos sólidos às margens do rio, o assoreamento no leito, a retirada das matas ciliares, dentre outros. Há várias alternativas que podem contribuir para a diminuição ou até mesmo a eliminação de tais problemas como: uma educação voltada para a população, um programa de revitalização para o uso da coleta seletiva dos resíduos sólidos, o reflorestamento das margens, além de campanhas por parte do poder público municipal.
Descrição: NASCIMENTO, L. C. do. Processos de degradação ao longo do rio Araçagi-PB. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13442
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucilene Crispim do Nascimento.pdfLucilene Crispim do Nascimento1.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.