Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13451
Título: Atendimento ao acidente escorpiônico como plantonista do CEATOX-CG: Relato de experiência
Autor(es): Leite, Ana Carla de França
Palavras-chave: Escorpiões
Toxicologia
Assistência de Enfermagem
Centro de Assistência e Informação Toxicológica de Campina Grande
Data do documento: 29-Mar-2016
Resumo: Os acidentes causados por escorpiões, no Brasil, ainda são considerados como um problema de saúde pública. Os casos moderados e graves são observados principalmente em crianças e progridem com exacerbação do quadro local e manifestações sistêmicas. Trata-se de um relato de experiência vivenciado por uma graduanda de enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba como plantonista no Centro de Assistência e Informação Toxicológica de Campina Grande – CEATOX-CG, com abordagem qualitativa crítico-reflexivo. É primordial enquanto plantonista do CEATOX-CG ter conhecimento e saber diferenciar os sintomas em casos leve, moderados e graves. Esse conhecimento é de extrema importância visto que contribui para o diagnóstico breve e o tratamento eficaz do paciente. Dessa forma, o presente relato mostra que o CEATOX-CG é um serviço importante para os estudantes porque nos permite aprender cada vez mais, para os profissionais que possuem pouco conhecimento diante do tema e para a população em geral que é beneficiada com o atendimento adequado. Os plantonistas são capacitados no tocante à prevenção, diagnóstico e tratamento de acidentes causados por escorpiões ocorridos no município de Campina Grande e regiões circunvizinhas, proporcionando melhoria na qualidade da assistência prestada no serviço.
Descrição: LEITE, A. C. de F. Atendimento ao acidente escorpiônico como plantonista do CEATOX-CG: Relato de experiência. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13451
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Carla de França Leite.pdfPDF - Ana Carla de França Leite5.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.