Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13457
Título: Centro de informação e assistência toxicológica: Relato de experiência de uma discente do curso de Enfermagem
Autor(es): Bezerra, Vanessa Gabryelle Machado
Palavras-chave: Enfermagem
Toxicologia
Estágio
Formação profissional
Data do documento: 8-Abr-2016
Resumo: Introdução: Intoxicações são agravos à saúde resultantes do contato do organismo humano com substâncias bioativas, consideradas agentes tóxicos. Visto que o número de substâncias químicas vem aumentando nas últimas décadas e que ocorre exposição diária às mesmas, seja de forma intencional ou não intencional, os episódios de intoxicações são considerados um dos principais problemas de saúde pública no Brasil. Objetivo geral: Relatar a experiência de uma discente do curso de graduação em enfermagem como plantonista no Centro de Informações e Assistência Toxicológica de Campina Grande-PB (CEATOX-CG), dando ênfase ao atendimento às vítimas de intoxicações. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, do tipo relato de experiência, baseado na vivência de estágio que ocorreu no CEATOX-CG que funciona no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes (HETDLGF), durante o período de junho de 2015 a março de 2016, com carga horária de 12h semanais. Destacou-se as principais atividades desenvolvidas durante a permanência como estagiária do centro e as implicações da experiência para a formação acadêmica em enfermagem. Relato: As atividades descritas tem maior ênfase no atendimento realizado às vítimas de intoxicações atendidas no HETDLGF, onde realizou-se avaliação, acompanhamento e fornecimento de orientações para o adequado manejo dos pacientes intoxicados. Além do reconhecimento do funcionamento de um serviço de saúde de média e alta complexidade e do desenvolvimento de trabalho interdisciplinar com os profissionais de saúde que neste trabalham, o estágio também possibilitou a obtenção constante de conhecimentos através do trabalho de educação permanente realizado pelo CEATOX-CG e principalmente durante cada atendimento, assim como o aprimoramento de habilidades de realizar anamnese, exame físico, registros, avaliação de exames, evolução e educação em saúde para prevenção de novos acidentes toxicológicos. Conclusão: O período de estágio foi bastante enriquecedor, adquiriu-se vasto conhecimento técnico-científico acerca da toxicologia, e consequentemente sobre emergências tóxicas, resultando na formação de uma profissional diferenciada, o que será de grande valia no exercício da enfermagem, possibilitando uma assistência mais completa e adequada aos usuários dos serviços de saúde.
Descrição: BEZERRA, V. G. M. Centro de informação e assistência toxicológica: Relato de experiência de uma discente do curso de Enfermagem. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13457
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa Gabryelle Machado Bezerra.pdfPDF - Vanessa Gabryelle Machado Bezerra168.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.