Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13458
Título: Papilomavírus humano: Conhecimento e prevenção entre adolescentes uma revisão integrativa
Autor(es): Campos, Anny Karoliny Lima
Palavras-chave: Vacina
Prevenção
Papilomavírus humano
HPV
Data do documento: 8-Abr-2016
Resumo: Introdução: O papilomavírus humano (HPV) é um DNA-vírus proveniente da família Papovaviridae e que atualmente existem mais de 200 tipos reconhecidos, sendo que destes, cerca de 45 podem infectar potencialmente o trato genital feminino. Os tipos de HPV estão divididos em dois grupos, classificados como alto e baixo risco de acordo com seu grau de oncogenicidade. Os tipos 6 e 11 estão classificados como de baixo risco e raramente estarão associados aos carcinomas invasivos de células escamosas, os de alto risco, 16 e 18, estão altamente correlacionados aos carcinomas de colo uterino. Objetivo geral: Identificar o nível de conhecimento entre adolescentes acerca do HPV. Objetivos específicos: Identificar a adesão da vacina enquanto prevenção do HPV, identificar quais fatores influenciam na não adesão da vacina. Metodologia: Fundamentou-se em uma revisão integrativa da produção científica brasileira, no período de janeiro de 2011 a dezembro de 2015, disponíveis nas bases de dados LILACS, MEDLINE e SciELO, utilizando como descritores: conhecimento, adolescentes, vacina e HPV, foram encontrados 29 artigos no período de 2006 a 2015, dentre esses, 17 atenderam aos critérios de inclusão. Porém, 8 não disponibilizavam o texto na íntegra, restando 9 publicações. Resultados: A predominância das amostras foi do sexo feminino, a maioria solteira e com idade entre 14 e 17 anos em média. Sobre o início da atividade sexual, detectou-se que está acontecendo cada vez mais precoce entre 12 e 14 anos em média. No que diz respeito ao conhecimento dos adolescentes sobre o HPV, o estudo revela que a maioria dos adolescentes possui certo conhecimento sobre o HPV, mas o mesmo não é satisfatório. O estudo ainda revela que houve uma queda considerável na adesão da segunda dose da vacina, além da falta de adesão de algumas adolescentes, que não são contempladas pela campanha do Ministério da Saúde, pelo alto custo da vacina na rede privada. Conclusão: Pode ser observado que há um índice insuficiente de conhecimento sobre o HPV, no que se refere às consequências que o mesmo pode causar, as formas de prevenção e formas de exposição ao vírus, o que requer por parte da equipe de enfermagem, envolvimento e comprometimento para implantar intervenções que sejam capazes de esclarecer as dúvidas e preencher as lacunas sobre o HPV. A realização de rodas de conversa e palestras no âmbito escolar e nas UBS é um estratégia informativa que pode contribuir para a construção de saberes dos adolescentes sobre o HPV.
Descrição: CAMPOS, A. K. L. Papilomavírus humano: Conhecimento e prevenção entre adolescentes uma revisão integrativa. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13458
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anny Karoliny Lima Campos.pdfPDF - Anny Karoliny Lima Campos7.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.