Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13463
Título: Avaliação da atividade anti-inflamatória/cicatrizante de filmes poliméricos de quitosana contendo sinvastatina
Autor(es): Moreira, Vandiara Martins
Palavras-chave: Atividade anti-inflamatória
Inflamação
Sinvastatina
Quitosana
Filmes polimétricos
Data do documento: 11-Abr-2016
Resumo: A quitosana (QTS) é um biopolímero derivado da desacetilação da quitina, que nos últimos anos vem despertando grande interesse na indústria farmacêutica, devido suas propriedades antibacteriana, antifúngica, além de ser atóxica, biodegradável, bioadesiva e biocompatível. Estudos ainda relatam uma discreta atividade anti-inflamatória. A sinvastatina (SINV) é uma estatina bastante utilizada para redução do colesterol, em decorrência de sua ação hipolipêmica e também tem demonstrado efeitos pleiotrópicos como atividade anti - inflamatória, imunomoduladora, antitrombogênicas, antioxidante. Este estudo teve como objetivo a avaliar a atividade anti-inflamatória/cicatrizante de filmes poliméricos de quitosana contendo sinvastatina de uso tópico em lesões cutâneas. Neste estudo foram testados 3 filmes: filme branco (FB-sem sinvastatina), filme com 10mg de sinvastatina, filme com 20mg de sinvastatina e o grupo controle (solução salina 0,9%). Para o método da lesão cutânea, foi feita uma ferida com punch de 1cm de diâmetro na pele do dorso de camundongos deixando - se exposto o panniculus carnosus. Os filmes foram aplicados imediatamente após a lesão e trocados a cada 2 dias até o sacrifício dos animais, que ocorreram aos 4, 8 e 12 dias após a realização da ferida. As feridas foram avaliadas através da mensuração da sua área, e após a eutanásia foi feita contagem leucocitária no sangue dos animais. Os resultados mostraram significativo efeito anti-inflamatório/cicatrizante do filme de quitosana com 20 mg de sinvastatina aos 8 dias do início da lesão cutânea, observado através da redução do tamanho da ferida quando comparado aos animais tratados com salina ou o filme branco. O filme de quitosana com 10 mg de sinvastatina apresentou um menor efeito anti- inflamatório/cicatrizante quando comparado com o filme de quitosana com 20 mg de sinvastatina, o mesmo apresentou um satisfatório efeito anti-inflamatório/cicatrizante quando equiparado com o grupo salina ou o filme branco, avaliados através da redução no tamanho da lesão. Também observou-se aumento no número de leucócitos totais no sangue destes camundongos em dias próximos a realização da lesão. A aplicação local sobre as feridas do filme contendo 20 mg de sinvastatina foi eficiente na redução deste número em todos os momentos da lesão avaliados. Em conjunto, os resultados deste estudo apontaram importantes atividades anti-inflamatória/cicatrizante de filmes de quitosana contendo sinvastatina.
Descrição: MOREIRA, V. M. Avaliação da atividade anti-inflamatória/cicatrizante de filmes poliméricos de quitosana contendo sinvastatina. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13463
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vandiara Martins Moreira.pdfPDF - Vandiara Martins Moreira6.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.