Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13468
Título: Avaliação da Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) entre os discentes de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba
Autor(es): Leite, Mariana Bezerra de Moura
Palavras-chave: Distúrbios do sono
Ronco
Apneia do sono
Hipopneia Obstrutiva do Sono
Data do documento: 10-Abr-2017
Resumo: Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar a Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) entre os discentes dos cursos de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba. Métodos: A pesquisa é um estudo transversal realizado com uma amostra total de 270 acadêmicos do curso de odontologia, sendo que os participantes da pesquisa foram identificados e submetidos a um questionário que avaliou condições subjetivas relacionadas à SAHOS e possíveis distúrbios do sono, através da Escala de Sonolência de Epworth (ESE). Resultados: Constatou-se que no Campus I, o sexo feminino possuiu uma maior porcentagem em relação ao score de sonolência excessiva, sendo 20% do total de 270 alunos, o equivalente a 54 mulheres. Já o sexo masculino encontrou-se em menor quantidade, sendo 9% do total de 270 alunos que responderam ao questionário, o equivalente a 25 homens com sonolência excessiva em Campina Grande. No Campus VIII em Araruna, o sexo feminino também foi predominante em relação à sonolência excessiva, sendo 23,34% do total de 270 alunos, o equivalente a 63 mulheres. O sexo masculino encontrou-se em menor quantidade, sendo 15,95% do total de 270 alunos. Portanto, observou-se uma relação estatisticamente significativa (p<0,0001) da escala de sonolência de Epworth (ESE) com o campus, sexo e período dos estudantes de odontologia da Universidade Estadual da Paraíba. Conclusão: Os resultados deste estudo sugerem que a partir da Escala de Sonolência de Epworth observou-se sinais de apneia obstrutiva do sono nos estudantes de odontologia da Universidade Estadual da Paraíba, com maior prevalência no sexo feminino.
Descrição: LEITE, M. B. de M. Avaliação da Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) entre os discentes de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13468
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariana Bezerra de Moura Leite.pdfPDF - Mariana Bezerra de Moura Leite3.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.