Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13470
Título: Treinamento com realidade virtual não imersiva sobre a instabilidade postural na Doença de Parkinson: Um estudo-piloto
Autor(es): Pimentel, Marcela Monteiro
Palavras-chave: Doença de Parkinson
Instabilidade postural
Terapia de realidade virtual
Data do documento: 6-Abr-2017
Resumo: Introdução: A Instabilidade Postural tem sido considerada um dos mais graves sintomas motores da Doença de Parkinson (DP), uma vez que está relacionada ao aumento na incidência computadorizadas, tem ganho destaque no tratamento de disfunções motoras e cognitivas de de quedas. O treinamento cognitivo-motor, através de intervenções idosos. Objetivo: Investigar a influência da realidade virtual não imersiva (RVNI) sobre a instabilidade postural de portadores de DP. Materiais e Métodos: Tratou-se de um estudo longitudinal, experimental, clínico e descritivo. A amostra foi composta por doze indivíduos, divididos em dois grupos. O grupo experimental (GE) incluiu seis indivíduos com diagnóstico clínico de DP. O grupo controle foi composto por seis idosos saudáveis. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: Ficha Sociodemográfica e Clínica, Escala de Equilíbrio de Berg (EEB) e Escala Unificada de Avaliação da Doença de Parkinson (UPDRS). O GE foi submetido à doze intervenções de treinamento com RVNI, através do Kinect do X-box, três vezes por semana. Os indivíduos foram avaliados em período pré- intervenção, imediatamente após a última intervenção e após 30 dias (follow-up). Resultados: Os resultados encontrados mostraram que houve melhora nas médias de todas as avaliações, apesar de não haver significância estatística entre as variáveis analisadas. Conclusão: Diante do exposto, verificou-se que a RVNI foi capaz de promover melhora da instabilidade postural em portadores de DP.
Descrição: PIMENTEL, M. M. Treinamento com realidade virtual não imersiva sobre a instabilidade postural na Doença de Parkinson: Um estudo-piloto. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13470
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcela Monteiro Pimentel.pdfPDF - Marcela Monteiro Pimentel9.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.