Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13471
Título: Avaliação da correlação dos sintomas climatéricos na função sexual e qualidade de vida em mulheres de meia-idade
Autor(es): Nascimento, Camylla Evelly de Andrade
Palavras-chave: Climatério
Qualidade de vida
Saúde da mulher
Sexualidade
Data do documento: 3-Abr-2017
Resumo: Objetivo: Avaliar a influência dos sintomas climatéricos sobre a função sexual e qualidade de vida em mulheres de meia-idade, averiguando possíveis associações entre as variáveis pesquisadas. Métodos: Trata-se de uma pesquisa do tipo transversal, de abordagem quantitativa, do tipo descritiva e analítica. A amostra foi composta por 13 mulheres entre 40 a 65 anos atendidas na Clínica Escola de Fisioterapia da UEPB, no setor de Uroginecologia e Obstetrícia. A coleta de dados constou da aplicação de um questionário semi-estruturado biosociodemográfico, seguido do Índice Menopausal de Blatt-Kupperman (IMBK), do Female Sexual Function Index (FSFI) e por fim, do Medical Outcomes Study 36-item Short- Form Health Survey (SF-36). Para análise dos dados foi realizada estatística descritiva (média e desvio padrão), feito o teste de correlação de Spearman e aplicado o Statistical Package for the Social Scienses (SPSS), com adoção de nível de significância p<0,05. Resultados: Das 13 mulheres avaliadas, foi identificado média etária de 57,31 anos ± 5,38. A maioria (53,8%) apresentou sintomatologia climatérica de intensidade leve. O indicativo de risco de disfunção sexual esteve presente em 84,61% das participantes. Foi constatada boa qualidade de vida, sem diferença significativa nos escores, com exceção dos componentes físicos e emocionais que apresentaram valores abaixo de 50. Houve correlação significativa de alguns itens entre o IMBK e FSFI, IMBK e SF-36 e FSFI Geral e SF-36. Conclusão: O estudo revelou que os sintomas do climatério ao afetar a função sexual, comprometem direta e indiretamente a qualidade de vida das mulheres que se encontram nessa fase.
Descrição: NASCIMENTO, C. E. de A. Avaliação da correlação dos sintomas climatéricos na função sexual e qualidade de vida em mulheres de meia-idade. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13471
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camylla Evelly de Andrade Nascimento.pdfPDF - Camylla Evelly de Andrade Nascimento12.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.