Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13474
Título: O plantio da fava (Phaseolus lunatus L) no saber popular de comunidades rurais em uma área do semiárido brasileiro
Autor(es): Cunha, Ana Lúcia Araújo
Palavras-chave: Patógenos de sementes
Fava
Conhecimento popular
Phaseolus lunatus
Data do documento: 22-Mar-2017
Resumo: A fava é uma leguminosa bastante apreciada na alimentação humana, o Nordeste se destaca em sua produção e o estado da Paraíba como maior produtor, adapta-se a diversas condições edafo-climaticas, exceto as baixas temperaturas na sua floração. O objetivo geral é fazer um resgate das tradições, levando em consideração o conhecimento popular e as técnicas utilizadas no controle alternativo de fungos de sementes. Foi realizado um levantamento sobre as técnicas utilizadas pelos agricultores rurais vinculados ao Sindicato (STR/LS) para o controle de patógenos em sementes de fava com auxílio de um formulário semi-estruturado realizado individualmente. Para obtenção e análise dos dados foram utilizados métodos em descrição, qualificação, categorização e codificação das falas. Mesmo com e a evolução tecnológica constatou-se a não modificação das técnicas utilizadas no campo. Isso demonstra a importância dos saberes da tradição, ainda hoje, no direcionamento das atitudes tomadas no campo.
Descrição: CUNHA, A. L. A. O plantio da fava (Phaseolus lunatus L) no saber popular de comunidades rurais em uma área do semiárido brasileiro. 2017. 24f. Monografia (Especialização em Etnobiologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13474
Aparece nas coleções:I - EE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Lúcia Araújo Cunha.pdfPDF - Ana Lúcia Araújo Cunha5.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.