Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13478
Título: Desenvolvimento de catalisadores metálicos de molibdênio suportados em argila esmectita destinado a reação de transesterificação do óleo de soja
Autor(es): Lima, Erivaldo Genuíno
Palavras-chave: Biodiesel
Argilas esmectíticas
Catalisador
Transesterificação
Data do documento: 30-Mai-2016
Resumo: O biodiesel é um exemplo, do emprego da biomassa para produção de energia renovável. Este possui vantagens sobre o diesel de petróleo, pois não é tóxico e é proveniente de fontes renováveis, além da melhor qualidade das emissões durante o processo de combustão. O objetivo deste trabalho foi a incorporação do molibidênio na argila esmectítica e sua avaliação na reação de transesterificação do óleo de soja. A deposição do molibidênio sobre a argila esmectítica verde dura foi realizada por impregnação via úmida, empregando-se uma solução aquosa de 0,1M de Molibdato de Amônio ((NH4)6Mo7O24·4H2O). Após o processo de impregnação os materiais obtidos foram submetidos à calcinação e caracterizados por Difração de Raios X (DRX), Espectroscopia de Fluorescência de Raios X por Energia Dispersiva (FRX-EDX) e Adsorção física de N2 (método BET). As condições de reação: óleo de soja utilizando reator químico de alta pressão com agitação (600 rpm) à 200 °C com 1, 2, 3 e 4 horas de reação. Após as sínteses, o biodiesel foi submetido à caracterização por cromatografia gasosa. O catalisador à base de molibdênio suportado na argila mostrou-se ativo na reação de transesterificação do óleo de soja, apresentando elevada conversão em todo o tempo reacional.
Descrição: LIMA, E. G. Desenvolvimento de catalisadores metálicos de Molibdênio suportados em argila esmectita destinado a reação de transesterificação do óleo de soja. 2016. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13478
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erivaldo Genuíno Lima.pdfPDF - Erivaldo Genuíno Lima6.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.