Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13480
Título: Efeito da terapia baseada na realidade virtual não imersiva sobre a cognição de indivíduos com Doença de Parkinson: Um estudo piloto
Autor(es): Silva, Kedna Camilla Oliveira da
Palavras-chave: Doença de Parkinson
Cognição
Terapia de realidade virtual
Data do documento: 5-Abr-2017
Resumo: A Doença de Parkinson (DP) foi descrita pela primeira vez em 1817 pelo médico inglês James Parkinson e corresponde a uma patologia neurodegenerativa de apresentação crônica e idiopática. Sua área de acometimento é o Sistema Nervoso Central em que ocorre degeneração dos neurônios dopaminérgicos localizados na parte compacta da substância negra do mesencéfalo. O trabalho possui como objetivo investigar o efeito da Terapia Baseada na Realidade Virtual não imersiva (TBRVni) sobre a função cognitiva em portadores de DP comparados a idosos saudáveis na cidade de Campina Grande-PB. A amostra foi dividida em dois grupos: experimental e controle, cujos instrumentos utilizados foram: a Ficha de Avaliação Sociodemográfica; Escala de Incapacidade de Hoehn e Yahr (EIHY); A Escala Unificada de Avaliação da Doença de Parkinson – (UPDRS); Escala Montreal Cognitive Assessment (MoCA) e a Scales for Outcomes in Parkinson´s Disease-Cognition (SCOPA-COG). Após análise dos resultados observou- se aumento nos escores finais e nas médias obtidas aos domínios elencados, para as escalas cognitivas SCOPA-COG e MoCA, após intervenção com TBRVni. Além disso, verificou-se em comparação com o grupo controle que a DP realmente consiste em um importante fator para o surgimento das alterações cognitivas. Portanto, é possível concluir que a TBRVni foi capaz de melhorar a função cognitiva uma vez atenuou e/ou modulou os déficits cognitivos visando devolver aos indivíduos sua autonomia, indepêndencia funcional e, consequentemente, a melhora na qualidade de vida.
Descrição: SILVA, K. C. O. da. Efeito da terapia baseada na realidade virtual não imersiva sobre a cognição de indivíduos com Doença de Parkinson: Um estudo piloto. 2017. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13480
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kedna Camilla Oliveira da Silva.pdfPDF - Kedna Camilla Oliveira da Silva12.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.