Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13484
Título: Tempo e memória, literatura e história: uma leitura das personagens femininas em Memorial do Convento, de José Saramago.
Autor(es): Oliveira, Ana Flávia da Silva
Palavras-chave: História e Literatura
Memorial de convento (Obra)
Mulher na literatura
Romance histórico
Data do documento: 12-Abr-2017
Resumo: O presente estudo trata do tema romance histórico na literatura portuguesa, tomando como corpus a obra Memorial do Convento (1999), de José Saramago, para uma leitura das personagens femininas Blimunda e D. Maria Ana Josefa. Buscamos descrever, primeiramente, os aspectos do romance histórico como forma de promover uma releitura da História, observando características que diferencia o romance histórico tradicional do contemporâneo. Para isso, valemo-nos dos estudos teóricos, dentre outros, desenvolvido por Maria de Fátima Marinho (1999), bem como de ensaios mais específicos sobre o romance em estudo, como os de Pasero (2000) e Soares (2000). Em seguida, procuramos apresentar como se constrói, nesse romance, a inversão do relevo das duas principais personagens femininas, D. Maria Ana Josefa e Blimunda, dentro do dialogismo social enfocado pelo autor, colocando como personagem principal, ou protagonista, personagens que sempre estiveram à margem da História. Por meio da obra analisada, percebemos como a presença dos personagens marginais passou por uma ressignificação ao longo do tempo, chegando a assumir papel de destaque no romance histórico contemporâneo. Aspecto este que difere da realidade histórica da época descrita na obra. Para trabalharmos especificamente as personagens, utilizamos como aporte o ensaio de Cristina Vieira (2008). Com isso, elucidamos alguns aspectos os quais mostram como o romance histórico contemporâneo, Memorial do convento (1999) faz a sua releitura da História.
Descrição: OLIVEIRA, A. F. S. Tempo e memória, literatura e história: uma leitura das personagens femininas em Memorial do Convento, de José Saramago. 2012. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13484
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Flávia da Silva Oliveira.pdfPDF - Ana Flávia da Silva Oliveira845.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.