Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13487
Título: Modelos teóricos de leitura: fundamentos reveladores de práticas adotadas por professores em sala de aula.
Autor(es): Feitosa, Tania Felix
Palavras-chave: Modelos teóricos de leitura
Leitura na escola
Práticas de leitura
Prática docente
Data do documento: 24-Abr-2011
Resumo: A leitura possui um significado bastante importante em nossa sociedade, necessitando, assim, que seu ensino seja assentado em práticas motivadoras, que conduzam o indivíduo à reflexão e à autonomia, tão necessárias na convivência e na participação do meio social. Deste modo, nosso estudo tem por objetivo geral identificar as práticas de leitura desenvolvidas por professores no ensino fundamental II, em escolas monteirenses. Para tanto, como objetivos específicos ressaltamos: diagnosticar as práticas de leitura mais adotadas pelos docentes; reconhecer, dentre os modelos teóricos de leitura, o(s) mais utilizado(s) em sala de aula; e relacionar as práticas observadas às teorias estudadas, refletindo sobre a importância do ensino da leitura para o contexto social do aluno. Assim, julgamos necessária a realização de uma pesquisa etnográfica, dividida em dois momentos: inicialmente, aplicamos um questionário com cinco professoras da rede pública de ensino e, em seguida, sentimos a necessidade de observarmos se as declarações concernentes ao questionário de fato condiziam com a atuação desses profissionais em aulas de leitura e interpretação, nas escolas campo. A partir de contribuições teóricas de autores como Koch e Elias (2007), Zilberman e Silva (2005), Geraldi (2004), Bezerra (2001), Bezerra (2000), Leffa (1999), Kleiman (1995), acerca da função e dos modelos teóricos de leitura, constatamos, dentre outros aspectos que: as práticas adotadas por estes sujeitos ainda são muito marcadas por uma concepção de leitura predominantemente focada no texto, num processo ascendente; em consequência disso, verificamos um grande número de alunos desmotivados, já que em nenhum momento foram trabalhados aspectos referentes ao social ou ao simples ato de ler por prazer. Nesta perspectiva, vemos um professor que alfabetiza, mas que não propicia o desenvolvimento dos discentes de modo efetivo, uma vez que a preocupação primordial é concernente ao ensino gramatical, ainda que fragmentado.
Descrição: FEITOSA, T. F. Modelos teóricos de leitura: fundamentos reveladores de práticas adotadas por professores em sala de aula. 2011. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13487
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tania Felix Feitosa.pdfPDF - Tania Felix Feitosa11.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.