Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13502
Título: Contribuições do PIBID na formação inicial de professores de Química: Avaliação das ações executadas no período de 2011-2013 no contexto da UEPB
Autor(es): Batista, Marília Quaresma
Palavras-chave: Formação inicial
Formação docente
Licenciatura em Química
programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID
Data do documento: 29-Set-2016
Resumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) é um programa que investe na formação de professores no Brasil, sendo lançado em 2007 pelo MEC a partir da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tendo como objetivo proporcionar experiências pedagógico-formativas através do contato dos licenciandos com a sala de aula em escolas públicas. Levando em consideração a relevância deste programa para a formação de professores de Química, este trabalho de pesquisa tem como objetivo avaliar entre os alunos participantes do PIBID, as ações executadas pelo programa no período de 2011-2013 no curso de Licenciatura em Química no âmbito da UEPB. O presente estudo caracteriza-se, portanto, como um estudo de caso, de natureza qualitativa. Foi elaborado um questionário contendo oito questões discursivas para ser aplicado com um total de 24 alunos-bolsistas. Deste total, responderam voluntariamente 19 alunos-bolsistas, o que representa 70,37% do público-alvo, garantindo dessa forma, uma margem satisfatória para análise. Para a análise dos resultados utilizou-se os pressupostos teóricos da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelam que os alunos participantes do programa afirmam que o PIBID contribuiu significativamente para a sua formação, possibilitando uma maior reflexão sobre a sua prática docente. No entanto, o programa apresenta algumas limitações no que se refere à falta de apoio financeiro para elaboração dos recursos didáticos, a falta de espaço físico adequado para executar e elaborar as propostas de ensino, como também foi revelado à necessidade de haver um melhor acompanhamento junto aos bolsistas, dos professores supervisores e coordenador de área, no que se refere ao planejamento das propostas de ensino e encontros para a socialização das experiências.
Descrição: BATISTA, M. Q. Contribuições do PIBID na formação inicial de professores de Química: Avaliação das ações executadas no período de 2011-2013 no contexto da UEPB. 2016. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13502
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marília Quaresma Batista.pdfPDF - Marília Quaresma Batista16.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.