Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13504
Título: Alveólise em dente decíduo: Relato de caso
Autor(es): Sarmento, Cinthya Pinto
Palavras-chave: Dentição primária
Perda do osso alveolar
Traumatismo dentário
Data do documento: 11-Abr-2017
Resumo: Alveólise é uma patologia ósseo-gengival caracterizada pela exposição da raiz dentária na cavidade oral, em função da reabsorção da tábua óssea alveolar, comumente, relacionada ao traumatismo dentário e/ou cárie dentária. Considerada de baixa ocorrência, geralmente acomete crianças entre 4 a 5 anos e do sexo masculino. Este trabalho relata um caso clínico de alveólise em dente decíduo anterior, numa criança de 6 anos de idade, com história de traumatismo dentário na região anterior da maxila. A lesão foi diagnosticada após exame clínico de rotina, realizado na Clínica de Odontopediatria da UEPB. No exame físico intra- oral observou-se a exposição do ápice radicular do dente 61, circundada por tecido levemente edemaciado e eritematoso, e presença de ulceração na mucosa labial relacionada ao ápice exposto. O dente envolvido não tinha cárie, apenas discreta fratura no ângulo incisal. O paciente apresentava uma condição bucal insatisfatória, caracterizada pela presença generalizada de biofilme dental visível e cárie precoce e severa da infância. No exame radiográfico não foi evidenciada reabsorção radicular no dente 61 e constatou-se a presença dos incisivos centrais permanentes superiores em condições de normalidade. O diagnóstico foi de alveólise, do tipo fenestração apical. O tratamento indicado foi a exodontia do dente afetado. Não houve intercorrência durante o tratamento e o pós-operatório foi satisfatório, considerando a erupção do dente sucessor e o restabelecimento das condições ideais de saúde bucal da criança. A alveólise é uma condição de fácil diagnóstico, tratamento simplificado e de bom prognóstico.
Descrição: SARMENTO, C. P. Alveólise em dente decíduo: Relato de caso. 2017. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13504
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cínthya Pinto Sarmento.pdfPDF - Cínthya Pinto Sarmento4.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.