Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13512
Título: Análise da imunoexpressão do BCL-2 com parâmetros clínico-morfológicos no carcinoma de células escamosas de língua em pacientes jovens e idosos
Autor(es): Trajano, Paulyanna Farias
Palavras-chave: Neoplasia bucal
Carcinoma de células escamosas
Saúde bucal
Imunoistoquímica
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: Introdução: O carcinoma de células escamosas oral (CCEO) corresponde a 95% das neoplasias malignas que afetam a cavidade oral e acometendo preferencialmente indivíduos entre a quinta e sexta década de vida. No entanto, a incidência do CCEO em pacientes jovens tem aumentado nos últimos anos, e os tumores tem demonstrado comportamento biológico mais agressivo quando comparados aos casos em idosos. Objetivos: Avaliar a imunoexpressão do Bcl-2 em casos de CCE de lingua em pacientes jovens e idosos, correlacionando-a com os parâmetros clínico- patológicos. Materiais e Métodos: A amostra foi constituída de 55 casos de Carcinoma Células Escamosas de Língua (CCEL) diagnosticados em dois hospitais de referência em oncologia da Paraíba, entre os anos de 1999 e 2015, sendo dividida em dois grupos: jovens (≤45 anos de idade) (n=25) e idosos (≥60 anos de idade) (n=30). Os parâmetros clínicos (sexo, idade e TNM) foram obtidos através dos prontuários médicos. Na análise morfológica foram utilizados os Sistemas de Gradação Histopatológico de Malignidade (SGHM), propostos por Bryne et al., (1992) e pela OMS (CARDESA et al., 2005). Em seguida, foi realizada a técnica da imunoistoquímica pelo método da imunoperoxidase com a técnica baseada em polímeros de dextrano objetivando-se avaliar quantitativamente a imunoexpressão do Bcl-2, nas células neoplásicas. Para análise estatística, foram utilizados os testes de qui-quadrado e Mann-Whitney, com valor de p<0,05. Resultados: Em relação aos parâmetros clínicos, observamos que 65,4% (n=36) dos casos acometeram preferencialmente homens, com idade superior a 60 anos (n=30; 54,5%). Quanto ao estadiamento clínico e aos SGHM, a maioria apresentava-se em estágios iniciais (I/II) (n=32; 58,1%), classificados como Moderado/ pobremente diferenciados (n=37; 67,2%) e com Alto grau de malignidade (n=40; 72,7%). No tocante a imunomarcação do Bcl-2, houve diferença estatisticamente significativa entre os casos de CCEL em jovens e idosos (p=0,046) com maior índice de positividade em pacientes idosos. A imunoexpressão do Bcl-2 foi maior nos casos com estágios clínicos iniciais (I/II), classificados como bem diferenciados e de alto grau de malignidade. Conclusões: Pode-se inferir que houve maior imunoexpressão do Bcl-2 em individuos idosos, sugerindo que o comportamento biológico mais agressivo nessa faixa etária pode estar relacionado a maior sobrevivência das células neoplásicas.
Descrição: TRAJANO, P. F. Análise da imunoexpressão do BCL-2 com parâmetros clínico-morfológicos no carcinoma de células escamosas de língua em pacientes jovens e idosos. 2016. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13512
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulyanna Farias Trajano.pdfPDF - Paulyanna Farias Trajano14.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.