Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13521
Título: Infecções odontogênicas e suas complicações: Revisão de literatura
Autor(es): Silva, Vinícius Rodrigues da
Palavras-chave: Infecções orais
Patologia bucal
Maxila
Mandíbula
Data do documento: 26-Abr-2017
Resumo: As infecções odontogênicas (IO’s) acometem os alvéolos dentais, os maxilares e a face, que têm sua origem a partir de um dente ou de suas estruturas de suporte e representam as infecções mais frequentes no complexo maxilofacial. O manejo do paciente com in fecção odontogênica requer uma abordagem multifatorial, que envolve examinar e avaliar o paciente, identificar a origem do foco infeccioso, considerações anatômicas, intervenção cirúrgica e a terapia antimicrobiana apropriada. O tratamento das IO’s consiste basicamente em realizar uma incisão e drenar a secreção purulenta acumulada e prescrever antibióticos adequados para cada situação. Em alguns casos no momento da drenagem, deve-se coletar uma amostra do material drenado e solicitar um exame de cultura, o que facilita a escolha do antibiótico adequado para a infecção. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão da literatura sobre as infecções odontogênicas, abordando os tipos bacterianos comumente envolvidos, etiopatogenia, os estágios evolutivos, as vias de propagação, os tipos e as modalidades de tratamento disponíveis para essas lesões. Conclui-se que as infecções odontogênicas são patologias que, em alguns casos podem se apresentar como lesões inócuas, porém, se não forem tratadas em estágios iniciais, podem evoluir para condições extremamente debilitantes para o paciente, inclusive trazendo o risco de morte. Reconhecendo que a origem dessas doenças ocorre a partir do biofilme oral e que a cárie dentária e a doença periodontal fornecem uma porta de entrada para os microrganismos alcançarem os estratos anatômicos mais profundos, é fundamental que o clínico atue em atividades de prevenção, orientando o paciente sobre os riscos que a negligência com a saúde oral pode trazer para o mesmo.
Descrição: SILVA, V. R. da. Infecções odontológicas e suas complicações: Revisão de literatura. 2017. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13521
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vinícius Rodrigues da Silva.pdfPDF - Vinícius Rodrigues da Silva4.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.