Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13524
Título: Análise dos acidentes por serpentes do gênero Bothrops, em uma região do Nordeste, Brasil
Autor(es): Silvino, Maria Rejane de Sousa
Palavras-chave: Acidente ofídico
Epidemiologia
Soroterapia
Data do documento: 2-Mai-2017
Resumo: O presente trabalho objetivou analisar o perfil epidemiológico, taxonômico, clínico e do tratamento soroterápico dos acidentes causados por serpentes do gênero Bothrops, em uma região do nordeste do Brasil. Foi realizado um estudo transversal, retrospectivo e de coorte histórica entre fevereiro de 2016 e fevereiro de 2017. No estudo de coorte observou-se o tratamento soroterápico, antes e após a Nota Informativa nº 25 de 2016 do Ministério da Saúde. Os dados foram coletados por um questionário elaborado com base na Ficha de Notificação Individual do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan/MS), organizados em planilha do software Microsoft Office Excel 2013 e importados para o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS 17.0). Em seguida foram realizadas análises estatísticas, como cálculo de frequências e aplicação de testes de correlação para verificação de associação entre variáveis. Dos 106 pacientes analisados, a espécie da serpente identificada foi a Bothrops erythromelas. Observou-se uma prevalência de pacientes do gênero masculino, agricultores e alfabetizados. Os membros inferiores foram os mais acometidos. As principais manifestações clínicas locais apresentadas foram dor, edema e as sistêmicas foram a cefaléia e gengivorragia. A maioria dos casos foi classificada como leve. Não foram observadas diferenças estatísticas significantes na mudança da soroterapia. A prevalência da coagulopatia e a necessidade de soroterapia adicional para a normalização do quadro indicam que as individualidades regionais pertinentes à espécie da serpente devem ser levadas em consideração na estimativa do uso de ampolas do soro antiveneno pelos serviços de saúde.
Descrição: SILVINO, M. R. de S. Análise dos acidentes por serpentes do gênero Bothrops, em uma região do Nordeste, Brasil. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13524
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Rejane de Sousa Silvino.pdfPDF - Maria Rejane de Sousa Silvino12.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.