Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13525
Título: Análise associativa entre a incidência de tuberculose e variáveis climáticas na cidade de Campina Grande e João Pessoa – Paraíba
Autor(es): Lima, Candice de Oliveira
Palavras-chave: Fatores climatológicos
Tuberculose
Bacilo de Koch
Data do documento: 27-Abr-2017
Resumo: A tuberculose é uma doença infecciosa que é transmitida ao lançar partículas de bacilos no ar. Depois de penetrar no organismo por vias respiratórias, o Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch (BK), afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. A apresentação pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a principal responsável pela transmissão da doença. A cura para a enfermidade é realizada por meio de antibióticos extremamente eficazes, porém pode ser lenta e levar muitas vezes o paciente a desistir do tratamento podendo disseminar a doença ou evoluir para quadros mais graves e letais. Neste presente estudo quantitativo e transversal, o objetivo é relacionar os fatores climatológicos da cidade de Campina Grande e João Pessoa com os dados de tuberculose registrados no DATASUS, no ano de 2015 e analisar se há correlação entre estas variáveis através do coeficiente de Pearson. O resultado desta correlação mostrou que os meios climáticos não interferem na incidência de transmissão como também no número de casos diagnosticados da doença apresentada.
Descrição: LIMA, C. de O. Análise associativa entre a incidência de tuberculose e variáveis climáticas na cidade de Campina Grande e João Pessoa– Paraíba. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13525
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Candice de Oliveira Lima.pdfPDF - Candice de Oliveira Lima9.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.