Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13526
Título: Avaliação da relação entre a concentração sérica da vitamina D e os componentes da Síndrome Metabólica em idosos
Autor(es): Nunes, Isabela Cristina de Souza
Palavras-chave: Vitamina D
Síndrome Metabólica
Envelhecimento
25-hidroxivitamina D
Data do documento: 27-Abr-2017
Resumo: A vitamina D é reconhecida como um hormônio esteroide fundamental para a homeostasia do cálcio. Porém, a deficiência/insuficiência de vitamina D tem sido considerada um problema de saúde pública no mundo todo, em razão de suas implicações no desenvolvimento de diversas doenças endocrinometabólicas, entre elas, o diabetes mellitus tipo 2, a obesidade e a hipertensão arterial, que constituem a Síndrome Metabólica (SM). Devido às condições clínicas decorrente do processo de envelhecimento, os idosos possuem maior tendência de desenvolverem doenças relacionadas a níveis inadequados de vitamina D. O estudo objetivou avaliar os níveis séricos de vitamina D e sua relação com os componentes da Síndrome Metabólica em idosos assistidos em uma Unidade Básica de Saúde em Campina Grande - PB. A pesquisa caracterizou-se como um estudo do tipo transversal, tendo uma amostra constituída de 31 idosos com média etária de 72,5 anos (±8,6), com variação entre 60 a 90 anos de idade, de ambos os gêneros, sendo 54,8% (n=17) do gênero feminino e 45,2% (n=14) do gênero masculino. Dentre os indivíduos que apresentaram níveis inadequados da 25-hidroxivitamina D, 70% (n=7) eram do gênero feminino. Os indivíduos hidroxivitmaina D (36,3 ± 11,5) em relação ao grupo de indivíduos não portadores de SM (38 ± 13,6). Ao avaliar a relação entre os componentes da SM e o status para níveis portadores de SM apresentaram níveis séricos inferiores da 25- séricos da 25-hidroxivitamina D não foi encontrado associações estatisticamente significativas. Porém, houve relevâncias ao apresentar essas variáveis de forma descritiva. Dessa forma, o estudo contribui para demonstrar que pessoas do gênero feminino tendem a terem níveis mais baixos de 25-hidroxivitamina em relação às pessoas do gênero masculino. Contudo, vê-se a necessidade do desenvolvimento de outros estudos que analisem variáveis que podem influenciar na ocorrência de hipovitaminose D, como estilo de vida, fotótipo de pele, suplementação e exposição à radiação UVB.
Descrição: NUNES, I. C. de S. Avaliação da relação entre a concentração sérica da vitamina D e os componentes da Síndrome Metabólica em idosos. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13526
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isabela Cristina de Souza Nunes.pdfPDF - Isabela Cristina de Souza Nunes9.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.