Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13532
Título: Configurações familiares homoafetivas: Motivações e percursos para o exercício da maternidade/paternidade
Autor(es): Felício, Melissa Motta
Palavras-chave: Família
Homoafetividade
Relações familiares
Data do documento: 26-Abr-2017
Resumo: A família, considerada a instituição mais antiga da sociedade, possibilita o desenvolvimento psicológico e social da pessoa. Hoje, ela está relacionada ao vínculo afetivo, abrangendo diferentes configurações, uma delas é a família homoafetiva. Nesse contexto, o estudo teve como objetivo: discutir as motivações e percursos de pares homoafetivos para constituição familiar, identificar o significado da adoção de crianças por casais homoafetivos, identificar significado da maternidade-paternidade por casais homoafetivos. A pesquisa contou com a participação de sete indivíduos, três homens e quatro mulheres, constituindo, assim, quatro casais. Em uma das entrevistas, apenas um cônjuge participou. A idade dos participantes variou entre 22 a 28 anos para os homens e de 19 a 27 anos para as mulheres. As entrevistas poderiam ser realizadas em modalidade presencial ou à distância (via internet), três delas foram feitas à distância e apenas uma foi realizada de forma presencial. As análises indicam que as motivações para a constituição da família são: acessibilidade e planejamento; amor e afeto. No que diz respeito a adoção, os casais expressaram a importância da preparação familiar e o desenvolvimento afetivo-emocional para a chegada da criança. Em relação ao significado de ter filhos, os casais expressaram como sendo o sentimento de família (continuidade e dedicação). Além disso, os casais expressaram o desejo de ter filhos através da adoção e/ou inseminação. Portanto, as discussões desse estudo favorecerão no enriquecimento das produções científicas a respeito desse tema, que muitas vezes é visto como um “tabu” e, consequentemente, na construção de uma sociedade mais igualitária.
Descrição: FELÍCIO, M. M. Configurações familiares homoafetivas: Motivações e percursos para o exercício da maternidade/paternidade. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13532
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Melissa Motta Felício.pdfPDF - Melissa Motta Felício10.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.