Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13534
Título: Logoterapia e sentido do sofrimento: um estudo de caso sobre o câncer de mama
Autor(es): Rufino, Claudiane Rodrigues
Palavras-chave: Sentido da vida
Logoterapia
Câncer de mama
Data do documento: 26-Abr-2017
Resumo: Este estudo buscou compreender o enfretamento do sofrimento de uma sobrevivente do Câncer de Mama em busca de ressignificar a sua vida. A vivência de um Câncer de Mama provoca muitas mudanças, quer sejam físicas, psicológicas e/ou sociais, que geram sofrimento para o paciente. Diante do sofrimento a pessoa necessita de uma posição de enfrentamento da situação, de maneira que possa enxergar sentidos no seu sofrer. De acordo com a Logoterapia e análise existencial de Viktor Frankl, diante de um sofrimento inevitável, é possível se posicionar e encontrar sentido de vida. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo descritivo, do tipo estudo de caso, com uma mulher de 51 anos, que teve Câncer de Mama. Para a coleta de dados utilizou-se uma entrevista semiestruturada, gravada em áudio. Nos resultados obtidos a partir da história de vida da entrevistada, observou -se que o Câncer de Mama é algo superado por ela. Através do autodistanciamento e da autotranscendência, a entrevistada encontrou forças em si mesma, no outro, nos familiares, e na fé, conseguindo ressignificar o sofrimento causado pela doença e se posicionar ao dizer sim a vida, apesar de ter passado por grandes dificuldades no percurso de enfrentamento do Câncer de Mama.
Descrição: RUFINO, C. R. Logoterapia e sentido do sofrimento: um estudo de caso sobre o câncer de mama. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13534
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Claudiane Rodrigues Rufino.pdfPDF - Claudiane Rodrigues Rufino9.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.