Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13537
Título: Análise dos recursos utilizados pelos fisioterapeutas brasileiros no tratamento de rugas
Autor(es): Brito, Eder Duarte
Palavras-chave: Estética
Rugas
Envelhecimento cutâneo
Fisioterapia dermatofuncional
Data do documento: 28-Ago-2013
Resumo: O envelhecimento cutâneo envolve uma interação dos fatores genéticos e da exposição da pele, provocando diminuição da sua elasticidade, enfraquecimento, frouxidão muscular, e dissolvição do coxim subcutâneo, fazendo com que a pele perca apoio e surjam as rugas. Em função do processo de formação das rugas envolverem fatores fisiológicos, seu tratamento busca não só a cura, como também sua prevenção e retardo. Para tanto se utiliza de procedimentos que visem um aumento da circulação superficial local e do tônus muscular, o que promoverá melhora da nutrição, do metabolismo e do aspecto da pele. Objetivo: Neste estudo buscou-se verificar quais são os recursos utilizados por fisioterapeutas brasileiros no tratamento das rugas em sua prática clínica. Metodologia: Caracterizou-se como um estudo transversal, com abordagem quantitativa, não experimental, sendo a amostragem composta por acessibilidade, com 149 fisioterapeutas que atuam na área de Dermatofuncional. Os dados informados foram analisados de forma descritiva (frequência, média, porcentagem e desvio padrão) através das tabulações elaboradas no software Excel Windows Vista. Resultados e Discussão: Entre os principais recursos utilizados pelos fisioterapeutas dermatofuncionais no tratamento de rugas, está o Eletrolifting por microcorrente galvânica e a Radiofrequência. Já os recursos mais citados entre os que não são mais utilizados no tratamento de rugas, tem-se a Drenagem Linfática Manual e a Endermologia. Conclusão: Destaca-se a importância de se conhecer os diversos aspectos relacionados ao exercício do profissional de Fisioterapia Dermatofuncional, de forma a esclarecer a real eficácia dos recursos utilizados e se conhecer as dificuldades encontradas na prática clínica.
Descrição: BRITO, E. D. Análise dos recursos utilizados pelos fisioterapeutas brasileiros no tratamento das rugas. 2013. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13537
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eder Duarte Brito.pdfPDF - Eder Duarte Brito11.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.