Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13539
Título: Perfil epidemiológico dos doentes coinfectados tuberculose-HIV em um município do nordeste do Brasil
Autor(es): Aguiar, Tatiane Ramos dos Santos de
Palavras-chave: Tuberculose
HIV
Vigilância epidemiológica
Coinfecções
Data do documento: 11-Mai-2017
Resumo: OBJETIVO: Descrever o perfil epidemiológico dos doentes coinfectados TB-hiv em um município do Nordeste do Brasil. MÉTODOS: Estudo transversal descritivo de abordagem quantitativa. A população do estudo foi composta por todos os doentes com coinfecção tuberculose/hiv, no período de 2013 a 2015, com idade igual ou superior a 18 anos e excluídos as duplicatas encontradas no sistema. Os casos foram coletados em outubro de 2016, através do Sistema Nacional de Informação de Agravos de Notificação. Posteriormente, os dados foram analisados por meio de testes estatísticos descritivos, considerando as variáveis: idade, sexo, nível de escolaridade, forma de tuberculose e agravos associados e situação de encerramento. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba. RESULTADOS: Foram notificados 63 casos, dos quais 74,6% eram do sexo masculino, 47,6% da faixa etária entre 20 e 39 anos, 23,8% apresentaram nível de escolaridade “ignorado” e 19% possuía de 4 a 7 anos de estudo. A forma clinica predominante foi a pulmonar (73%); 88,8% apresentaram agravos associados. A taxa de cura foi de 22,2%, 30,1% de transferências, 9,5% casos de abandono e 1,6% de óbitos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Evidenciou-se a necessidade de um monitoramento dos doentes com tuberculose, para verificar as situações de encerramento, bem como o preenchimento adequado dos espaços em branco. Além de promover atividades efetivas de promoção da saúde, principalmente na população em idade ativa e com baixa escolaridade.
Descrição: AGUIAR, T. R. dos S. de. Perfil epidemiológico dos doentes coinfectados tuberculose-HIV em um município do nordeste do Brasil. 2017. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13539
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tatiane Ramos dos Santos de Aguiar.pdfPDF - Tatiane Ramos dos Santos de Aguiar4.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.