Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13550
Título: Avaliação epidemiológica e clínico-laboratorial dos acidentes causados por serpentes da espécie Bothrops erythromelas, em uma região do Nordeste do Brasil
Autor(es): Pimenta, Mariana Severo
Palavras-chave: Epidemiologia
Hemostasia
Bothrops
Ofidismo
Data do documento: 20-Abr-2017
Resumo: Os animais peçonhentos são reconhecidos por sua vasta diversidade, levando-se em conta a sua biologia e sua importância médica. Embora haja diversas espécies conhecidas, os acidentes ocasionados por serpentes recebem uma maior relevância devido a sua alta incidência e gravidade dos casos.Esse trabalho objetivou avaliar dados epidemiológicos e clinico-laboratorias dos acidentes causados por serpente da espécie Bothorps erythromelas,atendidos no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande e notificados pelo Centro de Assistência e Informação Toxicológica de Campina Grande (Ceatox-CG). A pesquisa teve um caráter documental, transversal, com uma abordagem quantitativa, tendo como critério de inclusão: casos de acidentes por Bothorps erythromelas, que realizaram exames hematológicos (coagulograma e contagem plaquetária) durante a internação e que possuíssem ficha de notificação preenchida com todas as variáveis a serem analisadas. A maioria dos acidentes envolveu indivíduos do sexo masculino, agricultores, com idade entre 20 e 39 anos. Quanto à gravidade clínica, houve maior número de registros de casos classificados como leves, as manifestações locais mais frequentes foram edema e dor, e as sistêmicas hemorragias e cefaleia. Observou-se que 80% dos pacientes apresentaram incoagulabilidade sanguínea, essa alteração foi avaliada através do tempo coagulação (TC). O tempo de sangramento (TS) e as plaquetas, apresentaram valores normais para mais da metade dos pacientes 85,7% e 71,4%, respectivamente, demonstrando a baixa ação hemorrágica da peçonha. Em relação ao Tempo de Protrombina (TP) e Tempo de Tromboplastina Parcial ativada (TTPa),ambos estiveram prolongados na maioria dos casos, evidenciando com intenso consumo dos fatores da coagulação, acometendo a via comum da cascata de coagulação.Os acidentes causados por Bothrops erythromelas,provoca alterações significativas nas via comum e extrínseca da coagulação. O conhecimento regionalizado das características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais das espécies do gênero Bothrops podem auxiliar na tomada de decisão pelo Programa Nacional de Controle de Acidentes por Animais Peçonhentos.
Descrição: PIMENTA, M. S. Avaliação epidemiológica e clínico-laboratorial dos acidentes causados por serpentes da espécie bothrops erythromelas, em uma região do Nordeste do Brasil. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13550
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariana Severo Pimenta.pdfPDF - Mariana Severo Pimenta6.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.