Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13551
Título: Atuação do farmacêutico no âmbito da oncologia
Autor(es): Marques, Pedro Henrique Medeiros Silveira
Palavras-chave: Atenção farmacêutica
Oncologia
Farmacêutico
Data do documento: 24-Abr-2017
Resumo: A área da oncologia demanda uma maior interação de diversos profissionais, dentre eles o farmacêutico. Suas atribuições incluem a manipulação dos quimioterápicos, a farmácia clínica e atenção farmacêutica, participação nas comissões interdisciplinares, entre outras atividades inerentes à sua formação. Este trabalho tem como principal objetivo fazer uma abordagem sobre a atuação do Farmacêutico na área de Oncologia. Foi realizada uma revisão de literatura de caráter exploratório e documental, entre setembro de 2016 e março de 2017. Na oncologia, as atribuições do farmacêutico excedem a simples dispensação da prescrição médica, ou ainda a manipulação propriamente dita. Este profissional é o principal instrumento para a qualidade da farmacoterapia. Sua atuação é importante em várias etapas da terapia antineoplásica, embora um dos grandes marcos para o reconhecimento da atuação deste profissional foi a exclusiva manipulação de agentes quimioterápicos. Ao trabalhar em parceria com demais profissionais envolvidos no cuidado aos pacientes, o farmacêutico pode desempenhar uma ação fundamental na melhora da qualidade de vida do portador de neoplasia. Deste modo, assegura-se um tratamento mais eficaz e, mesmo que todos os esforços não consigam evitar um desfecho fatal, garante-se uma melhor qualidade ao paciente no final de sua vida.
Descrição: MARQUES, P. H. M. S. Atuação do farmacêutico no âmbito da oncologia. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13551
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pedro Henrique Medeiros Silveira Marques.pdfPDF - Pedro Henrique Medeiros Silveira Marques4.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.